Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Janeiro > Parceria da Prefeitura com Comitê Guandu garante o repasse para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto
Início do conteúdo da página
Quinta, 23 Janeiro 2020 12:12

Parceria da Prefeitura com Comitê Guandu garante o repasse para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto

Parceria da Prefeitura com Comitê Guandu garante o repasse para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto

A Prefeitura de Piraí e o Comitê Guandu-RJ (Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim) e o CEIVAP (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) selaram a parceria que vai criar uma Estação de Tratamento de Esgoto Mãe no município. 

O Pacto pelo Saneamento garante o repasse de R$15 milhões por parte do Comitê Guandu, para o incentivo da construção da ETE que custará R$17 mil e atenderá as necessidades de tratamento de esgoto de 15 mil moradores, deixando de despejar dejetos no Rio Piraí afluente do Guandu. Outra parte do recurso foi conquistada junto ao CEIVAP.

Além de beneficiar quase 9 milhões de pessoas, pois a Bacia Guandu é que fornece a água para a captação da Cedae. A limpeza do Rio fortalece o ecossistema e influencia diretamente na qualidade de vida da população. 

"Este é o fruto de um trabalho que começamos em 2013 e que vai ser um legado para o município, que vai ter o tratamento de esgoto na totalidade em sua região central. Este é um empreendimento custoso e Piraí, por ter o projeto, o terreno e suas obrigações em dias por meio de sua política de austeridade, conseguiu sair vitorioso dos editais e angariar os recursos depois de apresentar todos os documentos e informações.", explicou o secretário municipal de Meio Ambiente Mário Amaro.

Completou ainda que os esforços se voltam agora para a obtenção de recursos para as etapas de canalização e curso da água e dejetos para o tratamento, com projetos que já estão encaminhados para instituições responsáveis. 

"A situação atual é: já estamos aprovados pelos Comitês de Bacia e com o recurso encaminhado para a Caixa Econômica Federal, que aprovará o projeto e fará a gestão desse valor, que já está reservado. A partir daí será licitado pela Secretaria de Administração, com prazo de seis meses para ser feito, e então daremos início à obra", explicou o secretário. 


 

Lido 585 vezes
Fim do conteúdo da página


Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/n°, Centro, Piraí - RJ - 27.175-000
Telefones: (24) 2431 9950 | (24) 2431 9957
Atendimento: Segunda a sexta-feira de 08h às 17h
E-mail: ouvidoria@pirai.rj.gov.br