Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Janeiro > Memória de Piraí continua viva no município
Início do conteúdo da página
Quarta, 30 Janeiro 2019 11:25

Memória de Piraí continua viva no município

Memória de Piraí continua viva no município

A Parceira que o Arquivo Público Municipal fez com a empresa ProjeSys em 2017, em contrapartida de um antigo programa que fora instalado em 2014, está dando certo e ajudando no cadastro de diversos documentos históricos. O Sistema Total Doc permite organizar esses documentos, que, depois de digitalizados e editados, são catalogados de forma a permitir que os usuários, após cadastrados, tenham acesso através de uma senha. Muitos historiadores procuram o arquivo para pesquisas acadêmicas ou aporte para publicações em livros. Apesar do pouco tempo de uso, já foram inseridos no programa 475 documentos com mais de 10 mil imagens, acerca dos mais variados fundos, tais como Museu Casa de Hera, Biblioteca, Judiciário Criminal (expedientes e processos) e Cível (Inventários e Post Mortem), Eclesiástico (Livros de Batismo, Casamentos e Óbitos) de Piraí e São João Marcos.

Além desses temas, são encontrados fartos materiais fotográficos do Fundo FEMUPI - Festival de Música Popular de Piraí, de jornais e revistas editados em Piraí e Região, além do Fundo Virgínia Lane, que viveu em Piraí até sua morte. A Casa de Cultura de Piraí tem uma exposição permanente da "Primeira Vedete do Brasil", que fez bastante sucesso no país, durante o Governo Vargas. A captação, higienização e digitalização dos documentos da intérprete de "Sassaricando" teve início em dezembro de 2017 e terminou em março de 2018, mas sua catalogação ainda continua por se tratar de um acervo com grande número de imagens, que precisam ser identificadas, antes de serem disponibilizadas aos pesquisadores.

Abaixo, o quadro com as informações do Fundo Virgínia Lane:

Fundo Virgínia Lane

Total de Imagens: 2.278 em 39 pastas e 136 subpastas

Data-limite: 1926-2014

Acervo Digitalizado:

1- Fotos de Família e Shows;

2- Cartazes de Filmes e Shows;

3- Recortes de Jornais e Revistas;

4- Partituras;

5- Letras de Sambas e Marchas;

6- Revistas;

7- Jornais;

8- Programa de Shows;

9- Fotos (cenas de filmes);

10- Desenhos de figurinos.

Personalidades: Grande Otelo, Oscarito, Carmem Miranda, Pelé, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Walter Pinto, Silvio Santos, Bibi Ferreira, Spina, Zé Vasconcelos, etc...

Apresentações: Buenos Aires e Montevidéu e Cia Walter Pinto, Programa Sílvio Santos, etc...

Locais: Teatro Carlos Gomes, Boate Night And Day, Teatro Recreio, Cassino da Urca, Teatro Copacabana, etc...

Filmes: Anjo do Lodo, Céu Azul e A Árvore do Sexo, etc...

 

 

A exposição "Virgínia Lane" está aberta para visitação de segunda à sexta, das 8h30 às 16h, na Casa de Cultura de Piraí, à Rua Comendador Sá, 105, Centro.

Os pesquisadores em breve terão possibilidade de pesquisar online, mas no momento a prioridade é colocar pra dentro do Total Doc o maior número de documentos possíveis, através da parceria firmada com a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO e com o Museu da Justiça do Rio de Janeiro.

Lido 212 vezes
Fim do conteúdo da página


Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/n°, Centro, Piraí - RJ - 27.175-000
Telefones: (24) 2431 9950 | (24) 2431 9957
Atendimento: Segunda a sexta-feira de 08h às 17h
E-mail: ouvidoria@pirai.rj.gov.br