Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Agosto > Feira Literária de Piraí fortalece os laços com a leitura
Início do conteúdo da página
Sexta, 06 Setembro 2019 17:19

Feira Literária de Piraí fortalece os laços com a leitura

Feira Literária de Piraí fortalece os laços com a leitura

A Feira Literária de Piraí - Flipir traz para a Praça da Preguiça um ambiente interativo e lúdico para apreciação da leitura e cultura em geral. O evento teve início no dia 5 de setembro e a programação se estende até sábado (7). 

Esta é a terceira edição da Flipir e é  promovida pela Prefeitura Municipal de Piraí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, em parceria com a Fundação Cecierj e apoio da Casa do Manequinho. A Praça da Preguiça foi transformada em um agradável ambiente para a propagação da leitura, da arte e da música. 

A mesa de abertura teve a presença do secretário de Cultura Rogério Nunes, da representante da Secretaria de Educação Maria Lùcia Souza, da Diretora do Cederj Piraí Maria Helena Horta Jardim, do vereador Cesinha representando o Legislativo, da Coordenadora do Projeto Portinari Suely Avelar, da professora da UniRio Fernanda Lessa, da coordenadora da Cirande de Livros Ana Hack e do  escritor piraiense Saulo Soares. 

A programação conta com mesas de debate e contação de histórias na Tenda dos Saberes; oficinas de artesanato e corte e colagem na Tenda das Artes; lançamentos de livros infantis; Tenda do Projeto Portinari com exposição de réplicas das obras de Cândido Portinari e oficinas infantis; Palco Cultural com apresentações musicais e culturais; a participação do Buzum CCR NovaDutra com espetáculo teatral; e ainda performances poéticas. 

O espaço também trouxe stands de conhecimento, como o da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, de bancas de livros e do  Cederj Pólo de Piraí, com informações sobre o concurso vestibular e os cursos de Ensino a Distância ministrados no município (para saber mais acesse https://www.cecierj.edu.br/cederj/). 

Um stand de destaque foi o das Bibliotecas Públicas de Piraí, com cadastro instantâneo e atendimento exclusivo para os visitantes da Feira, aluguel gratuito de livros e ainda apresentação dos cerca de 150 títulos de renovação do acervo, obras atuais e bastante procuradas pelo público. A biblioteca principal fica na Rua Luiz Antônio Garcia, n 16, Centro, mas as unidades de Varjão, Arrozal e Santanésia também estão em funcionamento.  


Outro sucesso também foi a Geloteca, a geladeira de livros do Projeto Ciranda de Livros coordenado por Ana Hack. O objetivo é circular a cultura com a troca, doação e empréstimo de livros. As obras foram apresentados na bela geladeira reformada, mas o acervo também pode ser visitado no endereço Rua Manoel Teixeira Campos Jr., n 239, Centro de Piraí. 


"Nossa ideia inicial era uma ação ao ar livre das Bibliotecas e então o Cederj se mostrou um grande parceiro. A partir daí, a ideia foi crescendo e as pessoas se mobilizando, se propondo para os debates e as oficinas de forma gratuita, contagiadas pelo amor à Literatura. E este é o objetivo da feira: o acesso à Cultura e à Literatura de forma gratuita.  O despertar para a leitura do público mas principalmente das crianças, que são nossa esperança nestes tempos árduos", disse Anita Rodrigues Paiva, coordenadora das Bibliotecas Públicas Municipais e do evento. 

"O conhecimento tira nossas algemas, nos dá a liberdade para construir nossa autonomia em pensamento. Aceitamos esse desafio do resgate da Flipir e continuamos a apoiar projetos culturais porque o fortalecimento da cultura faz o município crescer, a sociedade se desenvolver", disse o secretário de Cultura Rogério Nunes. 

Neste sábado (7), a programação da Flipir terá início às 9h. 

 

Lido 711 vezes
Fim do conteúdo da página


Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/n°, Centro, Piraí - RJ - 27.175-000
Telefones: (24) 2431 9950 | (24) 2431 9957
Atendimento: Segunda a sexta-feira de 08h às 17h
E-mail: ouvidoria@pirai.rj.gov.br