Página inicial > Notícias > Abril > Evento marca início das obras do PED em Piraí
Quinta, 03 Abril 2014 10:00

Evento marca início das obras do PED em Piraí

O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, acompanhado do vice-prefeito de Piraí Chiquinho Perota, do presidente da Fundação CEDERJ, Carlos Eduardo Bielschowsky, do assessor da presidência da FAETEC, Alexandre Antunes, e diversas autoridades do município, ontem por volta das 18 horas, no Colégio Affonsina Mazillo Teixeira Campos – CEAMTEC, participaram do lançamento das obras de construção do Polo de Educação a Distância (PED) do Governo do Estado do Rio de Janeiro no município de Piraí.

As instalações do PED ficarão localizadas onde hoje estão as quadras poliesportivas do CEAMTEC, com uma área de 1.050 metros quadrados, com laboratórios de informática, engenharia, biologia, química, física e matemática, além de salas de aula, de tutoria e uma nova quadra poliesportiva.

Gustavo Tutuca esclareceu que para suprir as necessidades dos alunos do CEAMTEC e da direção da escola será construída uma quadra poliesportiva coberta, atrás das obras do PED.

Além de atender às necessidades de expansão do Polo CEDERJ em Piraí, o PED irá abrigar as aulas do Pré-vestibular Social e oferecerá Ensino Fundamental II e Médio, por meio da Rede CEJA – Centro de Estudos de Jovens e Adultos (antigo Supletivo), com salas de atendimento e salas de prova.

“Essa obra representa um sonho que começa a tomar forma. Serão três andares, onde um andar vai ser ocupado pelo CVT da FAETEC. Outros dois andares anexos onde funcionará o PED. Um projeto onde o aluno poderá fazer seu ensino fundamental a distância, a partir do 6º ano, concluir o ensino médio, fazer um curso técnico ou participar do Pré-vestibular Social, que nasceu aqui em Piraí e hoje está presente em 68 municípios. Fazer, também, um curso de graduação e depois a pós-graduação através do CEDERJ”, explica Carlos Bielschowsky.

“A Prefeitura de Piraí atua tentando atrair novos investimentos para o Município, gerando novas oportunidades de trabalho e renda. Temos a necessidade de capacitar nossos cidadãos, principalmente os jovens, de forma que tenham condições de acessar essas oportunidades. Por isso essa obra é muito importante para o município”, completa Chiquinho Perota.

Gustavo Tutuca disse que há um ano e três meses recebeu a tarefa de ocupar a Secretaria de Ciência e Tecnologia no Estado, sabendo que seria uma tarefa dura, mas que ficou muito a vontade para trabalhar devido ao grande valor e apoio, que tanto o governador Sérgio Cabral, quanto o seu vice Pezão, dão à questão do desenvolvimento científico e tecnológico.

“O que estamos fazendo aqui hoje é prova dessa valorização. É o início das obras de um novo CVT para Piraí, que representa uma expansão do CETEP. Vão continuar os cursos já existentes e vamos ampliar colocando aqui o ensino técnico de gastronomia, que representa uma vocação que cidade criou nos últimos anos. Vamos ampliar, também, as atividades do CEDERJ com o PED, que além de acrescentar o ensino fundamental e o ensino médio a distância, vai implantar aqui o curso de graduação em engenharia de produção”, explica Gustavo Tutuca.