Página inicial > Notícias > Maio > Eleições para os conselhos gestores em todas as unidades de saúde
Terça, 15 Mai 2018 12:39

Eleições para os conselhos gestores em todas as unidades de saúde

Todas as unidades de estratégia de saúde da família do município de Piraí, até o final do mês de junho, estarão realizando as inscrições de candidatos membros da comunidade e as respectivas eleições para formação de seus conselhos gestores. Cada unidade elegerá quatro representantes das localidades à quais atendem eleitos de forma direta pelos usuários dos serviços de saúde pública no município.

O processo de eleição está sendo coordenado pelo Conselho Municipal de Saúde e com exceção da unidade do bairro Cacaria, que teve sua eleição realizada em setembro do ano passado, das 12 unidades distribuídas pelo município, cinco já tem data definida para eleição e estão recebendo inscrições de candidatos: Varjão (19/05), Arrozal (28/05), Ribeirão das Lajes (05/06), Caiçara (11/06) e Centro (22/06).

Os conselhos gestores das unidades de saúde são formados por cidadãos, gestores e profissionais de saúde, de formar paritária e democrática com o objetivo de planejar, avaliar, fiscalizar e controlar a execução das políticas e ações de saúde pública nas localidades onde atuam.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Piraí, Ana Cláudia Lima, afirmou que os Conselhos Gestores são fundamentais para garantir a transparência e a participação da sociedade no controle das ações de saúde do município.

“O conselho gestor é sem dúvida fundamental para que possamos ter serviços de saúde com mais qualidade para população. As pessoas são atendidas diretamente nos postos de saúde e é lá primeiro que devemos estar atentos à atenção e à qualidade do atendimento à população”, explicou Ana Cláudia.

As inscrições e datas das eleições estão sendo agendadas através de reuniões do Conselho Municipal com as unidades de saúde respeitando seus respectivos cronogramas.