Página inicial > Notícias > Setembro > Educação de Piraí é uma das melhores do Estado, segundo Ideb
Terça, 04 Setembro 2018 16:40

Educação de Piraí é uma das melhores do Estado, segundo Ideb

A Rede Municipal de Ensino de Piraí é uma das melhores do Estado do Rio de Janeiro, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação nesta semana.

O Ideb funciona como um indicador nacional que monitora a qualidade da Educação pelo país. Nos anos iniciais (até o 5º ano do Ensino Fundamental) Piraí obteve o índice de 5.5, alcançando o nacional e superando o índice estadual, de 5.3. Já nos anos finais (até o 9º ano), a Rede registrou o desempenho de 5.0, superando os índices nacionais e estaduais, de 4.4 e 4.2 respectivamente, ficando entre as dez primeiras no ranking estadual e a primeira da região sul fluminense.

"Estamos muito satisfeitos com os resultados, com nosso avanço e também com a perspectiva de alcançarmos antes do previsto a meta nacional de atingir até 2022 a média 6, que é o valor do sistema educacional de países desenvolvidos. E, neste ano, já temos escolas que alcançaram esta meta", disse a secretária de Educação Sandra Gomes Simões.

A Chefe de Divisão Pedagógica Maria Ap. das Neves e a Chefe do Ensino Fundamental Cláudia Maria destacaram ainda a dedicação e o avanço dos alunos em relação aos exames de proficiência, um dos componentes para se alcançar o índice, que conta ainda com outros dados obtidos através do Censo Escolar.

"Precisamos agradecer também o empenho dos diretores, professores e coordenadores de nossas unidades, o trabalho só é possível pela dedicação deles" destacou Sandra Gomes Simões. "Ver os professores e diretores vibrando é muito bom, e o trabalho continua, pois a partir dos relatórios sabemos onde podemos avançar ainda mais", finalizou Maria Ap. das Neves.