Página inicial > Notícias > Janeiro > Defesa Civil do Estado analisa áreas de risco
Segunda, 06 Janeiro 2014 09:46

Defesa Civil do Estado analisa áreas de risco

Na última sexta-feira, 3 de janeiro, a Secretaria Municipal de Obras recebeu a visita da equipe técnica da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, com o intuito de proporcionar suporte para a solução de problemas relacionados às áreas de risco nos bairros Asilo e Ponte das Laranjeiras, além da Rua Saldanha Marinho – conhecida como Picões.

A equipe da Defesa Civil do Estado foi formada por Marcella Rodrigues, geotécnica; Fabíola Freitas, hidróloga; e pelo sargento Moreira, do Corpo de Bombeiros. Eles se reuniram com prefeito Dr. Luiz Antonio da Silva Neves, o secretário de Obras Roberto José Borges Silva e com o coordenador administrativo da Defesa Civil do Município José Carlos de Oliveira, que destacaram as áreas prioritárias a serem analisadas.

As Secretarias de Obras e de Promoção Social, junto com a Defesa Civil do Município, já interditaram 43 moradias consideradas vulneráveis, por estarem localizadas em áreas propícias a deslizamentos. As famílias foram realocadas em outras casas através de aluguel social custeado pela Prefeitura.

“Estamos constantemente preocupados com a chuva. Queríamos respaldo da Defesa Civil Estadual por eles terem mais profissionais especializados e poderem nos orientar melhor sobre quais providências podemos tomar”, afirma o secretário de Obras.

O prefeito Dr. Luiz Antônio, durante a visita ao bairro Asilo, reforçou a importância da atenção constante nas áreas que podem sofrer deslizamentos durante as chuvas: “Temos que ficar alertas e fazer o possível para não deixar a população em risco”.

No início do ano de 2013, uma equipe do Departamento de Recursos Minerais (DRM) analisou as mesmas áreas e constatou que seria necessária a interdição de moradias. Laudo esse confirmado posteriormente pela Defesa Civil Estadual, identificando os locais como de alto risco devido a indícios de deslocamento constante de terra.

O secretário de Obras afirmou que serão agendadas novas visitas da equipe técnica da Defesa Civil do Estado, para acompanhar a evolução da recuperação dessas áreas e a análise de outras localidades que demandam preocupação com relação às chuvas.

Alerta!

Em caso de chuva forte, todos aqueles que residem em áreas consideradas de risco, devem sair imediatamente de suas moradias e procurar abrigo em locais seguros, em casa de parentes ou amigos.

Em caso de dúvida acione a defesa civil do município pelo telefone : (24) 2431- 9970.