Página inicial > Notícias > Maio > Criação de Programa Municipal de Educação Ambiental é debatido em audiência pública
Segunda, 13 Mai 2024 14:30

(0 votos)

Empenhada em fomentar a conscientização ambiental e promover o desenvolvimento sustentável, a prefeitura de Piraí vem contribuindo ativamente com a elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA). Na última segunda-feira, dia 13, uma audiência pública foi realizada no auditório do Ceamtec, contando com a presença de representantes das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Assistência Social e Planejamento, além de diversos segmentos da sociedade. O objetivo do encontro foi ampliar a participação social e discutir a relevância da Educação Ambiental para toda a população.

Durante a audiência, foi apresentada uma versão preliminar do ProMEA, elaborada com base em contribuições provenientes de consultas públicas e grupos de trabalho. Este programa tem como meta concluir o Plano de Educação Ambiental da Região Hidrográfica II – Guandu/RJ, com ênfase nos recursos hídricos, até o final de maio. Após essa etapa, o texto passará por análise e validação, incluindo a necessária aprovação da Câmara de Vereadores.

Desde setembro de 2022, Piraí tem se dedicado a uma profunda discussão sobre educação ambiental, contando não apenas com a participação do governo municipal, mas também do Comitê da Bacia Hidrográfica do Guandu, da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), da MYR Projetos Sustentáveis e de outras entidades locais.

Além da presença do vereador Junior Rocha, a audiência pública contou com representantes da sociedade civil. O ProMEA representa mais do que um mero documento; é um compromisso da administração municipal e da comunidade em se engajarem ativamente em ações concretas de preservação ambiental. Por meio deste programa, Piraí almeja não apenas informar, mas também inspirar mudanças positivas em direção a um ambiente mais saudável e próspero para todos.