Página inicial > Notícias > Junho > Cresce o número de empreendedores na cidade de Piraí
Terça, 20 Junho 2017 15:49

Cresce o número de empreendedores na cidade de Piraí

Empreender é tornar as ideias possíveis.  Em Piraí,  1201 pessoas colocam essas ideias em prática e tem o registro de Microeemprendedores Individuais (MEIs), um número significativo para uma cidade com 27 mil habitantes, e que tende a aumentar. Pessoas que enxergaram no atual período de crise, uma oportunidade para crescer e se profissionalizarem.

O coordenador da Sala do Empreendedor Fernando Torres explica que a situação de estagnação econômica que se instalou no país gerou dois cenários. Por um lado, empresas e pequenos comerciantes abandonaram suas atividade por falta de gestão. Por outro, a dificuldade e ociosidade possibilitou às pessoas explorarem seu talentos de maneiras criativas e iniciarem uma nova atividade financeira. São os chamados microempreendedores individuais (MEIs), que precisam agora mais do que nunca de profissionalização em seus negócios.

"A crise acaba afetando mais os que não tem gestão financeira. Empresas sólidas passam por esses momentos, e também aqueles que tem criatividade e ainda investem na qualificação, cursos profissionalizantes e contam com apoio de pessoas eficientes". Por isso, é interessante que os microempreendedores e pequenas empresas procurem um meio de formalização. A Sala do Empreendedor em Piraí é um ótimo local para iniciar este processo.

sala empreendedor

A Sala do Empreendedor oferece atendimento gratuito, bem como cursos e parcerias com apoio do Sebrae, que é o principal agente de capacitação e promoção do desenvolvimento de negócios. Basta o interessado procurar os responsáveis para o primeiro cadastro no Portal do Empreendedor e iniciar o processo de formalização com abertura do CNPJ. Lá, não só os MEIs como as pequenas e médias empresas tem acompanhamento de órgãos responsáveis necessários para os determinados ramos. "Esse é o melhor caminho,  pois o processo de atendimento é centralizado e facilita a vida do empreendedor, já que ali mesmo fazemos o encaminhamento para os setores responsáveis e a empresa sai devidamente licenciada", disse Fernando Torres. O intuito é exatamente este: desburocratizar, facilitando a vida do empreendedor,  e propiciar  garantias de direitos e ainda fortalecimento dos negócios, evitando situações de risco em qualquer local de trabalho: seja em casa, em local fixo ou ambulante.

O comércio ambulante é uma área que também registra crescimento na cidade. É regulamentado por lei municipal e segue uma série de orientações que tratam das condutas, identificação, regulamentação, notas fiscais e ainda da ocupação e utilização dos espaços públicos da melhor maneira para todos, sem que gere transtornos para os comerciantes e para o trânsito dos próprios consumidores. "O intuito é fomentar cada vez mais o trabalho daqueles que vivem e respeitam a cidade, assegurando os direitos dos empreendedores e evitando eventuais situações de penalidades, e ainda garantindo a qualidade dos produtos, principalmente no setor alimentício. Por isso é muito importante que os interessados busquem o nosso apoio" destacou Torres.

Entre as vantagens da formalização do empreendendor, está a garantia de direitos e benefícios (como INSS, Auxílios doença e maternidade, entre outros), "e ainda contar com o apoio na gestão de seu negócio na parceria com a Prefeitura e o Sebrae, com cursos, consultorias e uma rede de contatos eficientes. Temos ainda outras oportunidades como divulgação do produto ou serviço nos sites parceiros e, em breve, deve retornar o microcrédito" ressaltou o coordenador.