Página inicial > Notícias > Agosto > Conferência de Meio Ambiente reforça importância da preservação das nascentes
Quarta, 05 Agosto 2015 14:46

Conferência de Meio Ambiente reforça importância da preservação das nascentes

No sábado, 1º de agosto, no auditório do CEAMTEC – Colégio Estadual Affonsina Mazillo Teixeira Campo, no Centro, em Piraí, aconteceu a 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, com o tema “Água e Floresta: qualidade e produção”.

O prefeito Dr. Luiz Antonio falou ao presentes sobre a importância do desenvolvimento equilibrado observando a preservação dos recursos naturais, destacando a relevância da preservação das nascentes.

Treze propostas foram aprovadas pela Conferência e encaminhadas ao município através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente:

• Viabilizar parcerias com as empresas privadas e produtores rurais para o reflorestamento das áreas de Preservação Permanente, com apoio técnico para a utilização correta das espécies, considerando o Projeto Nascente;
  • Implantar o PSA – Pagamento por Serviços Ambientais, para produtores que investem em reflorestamento e preservação das nascentes;
  • Incentivar a instalação de fossa-filtro nas residências, mesmo em áreas onde a legislação não exige;
  • Melhorar Saneamento na região do Reservatório de Santana, principalmente do Centro;
  • Dragagem dos rios assoreados;
  • Ações de Educação Ambiental em todo Município;
  • Buscar soluções para controle de invasão dos animais silvestres em todo Município;
  • Implantação de cercas vivas juntamente com mourões tratados no entorno das nascentes;
  • Implantação da Coleta Seletiva em todo Município;
  • Fortalecer a fiscalização do cumprimento das Leis Ambientais vigentes, principalmente na questão da FMP – faixa marginal de proteção;
  • Carta para a SEA – Secretaria do Estado do Ambiente - solicitando recursos do FECAM – Fundo Estadual de Conservação Ambiental – visando a recuperação e encerramento do Aterro Sanitário Municipal.
  • Ampla divulgação dos horários de coleta de lixo nos bairros;
  • Implantação do Programa de reaproveitamento do Óleo Vegetal no Município.

Durante o evento foi realizada a eleição da nova composição do Conselho Municipal de Meio Ambiente para o biênio 2015/2017, que será composto por oito representantes da Prefeitura, um representante da Câmara de Vereadores e nove representantes da sociedade civil organizada.

Representantes da sociedade civil:

Representante de Instituições de Ensino com unidades em funcionamento no Município (1)

• Titular: Temporariamente Vago
  • Suplente: Temporariamente Vago

Representante de uma Organização Não Governamental – ONG (1)

• Titular: Maria Cristina Peres (Organização Não Governamental Arrozalense de Recursos Renováveis)
  • Suplente: Ana Cláudia Costa Lima (Organização Não Governamental Arrozalense de Recursos Renováveis)

Representante de Clube de Serviços e/ou Entidades sem fins lucrativos (1)

• Titular:   Denis de Oliveira Mostacada (Paróquia de Santana)
  • Suplente: André Vinícius Carvalho de Oliveira (Rotary Club de Piraí)

Representantes das Associações de Moradores (3):

• Titular:  Geneci Ferreira Coimbra (Associação de Moradores de Arrozal)