Página inicial > Notícias > Outubro > Começa a Semana de Ciência e Tecnologia em Piraí
Quarta, 21 Outubro 2015 21:13

Começa a Semana de Ciência e Tecnologia em Piraí Destaque

Começa a Semana de Ciência e Tecnologia em Piraí

Foi realizada na noite desta terça-feira (20), no auditório da Secretaria de Educação a abertura oficial da Semana de Ciência e Tecnologia, que tem como tema “Luz, Ciência e Vida”, em referência ao Ano Internacional da Luz, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2015. Na oportunidade, professores que venceram o V Prêmio Inova Educação fizeram um breve relato dos seus projetos. No evento também aconteceu o lançamento do e-Book, “Memore – Um Ambiente Computacional para Coleta e Mineração de Dados sobre a Utilização de Computadores na Educação.”

O evento contou com a presença de professores e diretores das escolas municipais, secretários, vereadores, Ronaldo Ribeiro Goldschmidt autor do livro Memore, do vice prefeito Chiquinho Perota e do prefeito Dr Luiz Antonio.

A Semana de Ciência e Tecnologia tem como objetivo despertar o interesse pela pesquisa e pela inovação tecnológica, bem como conscientizar a população sobre a importância da ciência e tecnologia no nosso cotidiano e para o futuro da sociedade. Em Piraí, a semana é realizada em parceria com a Secretaria de Educação.

O Secretário de Ciências e Tecnologia, Osni Silva, mostrou-se satisfeito com a parceria entre as secretarias e garantiu “nossos técnicos trabalham em conjunto com a equipe de desenvolvimento da educação, e isso está gerando bons frutos, como o trabalho de robótica nas escolas. Percebemos que deu muito certo, por isso investimos em mais 10 kits de robótica para inserir nas outras escolas. Assim como, a 2ª Gintec (Gincana Tecnológica) onde os alunos têm oportunidade de mostrar na prática o que eles aprenderam na escola.”

A 2ª Gincana Tecnológica acontecerá nesta quinta-feira (22), na Praça da Preguiça, das 8h30 às 11h.

Prêmio Inova Educação

Este foi o 5° ano do Prêmio Inova Educação que tem como objetivo dar visibilidade e premiar as experiências e projetos bem sucedidos na área de educação e integração da tecnologia no contexto de um computador por aluno, reconhecendo, assim, o mérito das pessoas envolvidas nas ações que se destacaram na Rede Municipal de Ensino de Piraí.

Foram inscritos 24 trabalhos nas categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental-1º ao 5º ano; Ensino Fundamental -6º ao 9º ano; Educação de Jovens e Adultos (EJA)/Ensino Médio; Gestão Escolar e Orientação Pedagógica e Educacional. Os professores vencedores de cada categoria receberam um certificado e premiação em dinheiro.

Os projetos premiados foram:

Categoria Infantil, “Se não economizar, vai faltar”, da professora Cristiane Aparecida Machado, da Escola Jardim de Infância Professor Maia Vinagre.

Categoria Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano, “Bicharada@solta.com",da professora Jéssica Lanxéu Teodoro, da Escola Municipal José Juarez Reis Franco.

Categoria Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano, “Análise e interpretação da Paisagem e do Lugar de vivência do aluno com auxilio das Tics”, do professor Anderson Clayton Candido da Silva, do Ciep 477- Professora Rosa da Conceição Guedes.

Categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA)/ Ensino Médio, “A célula da gelatina e sua atuação no corpo humano”, da professora Lisiex de Santana Julião, do Colégio Municipal Aurelino Gonçalves Barbosa.

Categoria Gestão Escolar, “Enfrentando desafios...em busca de novos rumos”, da professora Aline Ferreira da Silva, da Escola Municipal Manoel Alexandre de Lima.

Categoria Orientação Pedagógica e Educacional, “Resgatando valores para vencer a indisciplina com o uso das Tics”, da professora Beatriz Azevedo Rodrigues Soares, do Ciep 477-Professora Rosa da Conceição Guedes.