Página inicial > Notícias > Setembro > Circuito saúde e bem-estar faz parte da Semana do Idoso
Terça, 29 Setembro 2015 12:42

Circuito saúde e bem-estar faz parte da Semana do Idoso

A Secretaria de Esporte em parceria com o Conselho Municipal do Idoso promove a Semana Municipal do Idoso. Na terça-feira (29) um circuito de saúde e bem-estar foi realizado junto com a Secretaria de Saúde. Mais de 100 idosos do projeto da ginástica da terceira idade e da ‘Mente Brilhante’ participaram das atividades na Agremiação Esportiva Piraiense.

O dia contou com jogos de xadrez e damas para estimular a memória, cuidados com a pele, relaxamento, aferição de pressão e glicose. Além disso, a palestra “Desvendando a Memória”, com o professor Denilson da Silva explicou como as atividades podem beneficiar a manutenção de uma memória jovem.

Participantes ativas

Therezinha Fernandes Calino tem 88 anos e participa da Ginástica da 3ª Idade em Piraí há mais de dez anos. Ela fez o Circuito Saúde e Bem Estar e prestigiou a palestra “Desvendando a Memória”. Therezinha garantiu que a saúde está ótima e que tem muita disposição: “Participo duas vezes na semana da Ginástica e não preciso de acompanhante. Tenho muitos amigos e me divirto bastante nas aulas. Não perco nenhum evento”, afirmou.

A moradora de Arrozal Clotilde Lopes Sérgio, de 62 anos, começou a frequentar o Centro de Convivência do Idoso do distrito este ano e já faz parte da Ginástica, do curso “Mente Brilhante”, oficina da Memória e aula de costura. Clotilde começou a participar das atividades quando se aposentou e aprova os projetos.

“Gosto de todas as atividades é muito bom para conviver, interagir e me manter ativa. Comecei este ano, mas já vi muita diferença na minha vida. O evento de hoje está ótimo e tem muita variedade, minha saúde está boa e estou muito animada para participar de todas as atividades da Semana do Idoso”, enalteceu Clotilde.

Mente Brilhante

Denílson A da Silva ministrou a palestra “Desvendando a Memória”. O professor de Educação Física e implementador do projeto “Mente Brilhante” SESC-BM, em Arrozal, explicou sobre como funciona a memória e a importância de realizar atividades que a potencializem, principalmente na 3ª idade. Denílson abordou os tipos de memória e o que acontece quando ela não é trabalhada, como amnésia e depressão. O professor enfatizou ainda que é fundamental praticar exercício físicos: “Você pode ter mais tempo de vida com atividade física”.

O projeto em questão visa estimular a memória, a capacidade funcional, a atenção e o raciocínio lógico de forma lúdica, descontraída, visando à qualidade de vida e a interação social.