Página inicial > Notícias > Janeiro > Casa de Cultura abre exposição Fazendo Arte na Escola
Quarta, 29 Janeiro 2014 09:46

Casa de Cultura abre exposição Fazendo Arte na Escola

A Casa de Cultura de Piraí abre as portas nesta quinta-feira, 30 de janeiro, às 8h30, para sua primeira exposição do ano: “Fazendo Arte na Escola”. A exposição, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, faz parte de um projeto que visa mostrar produções dos alunos das escolas da rede municipal de ensino.

A coordenadora de Artes da Secretaria de Educação, Mali Ribeiro, explica que 14 escolas participam da exposição, seguindo os eixos de: produção, apreciação e contextualização.

“Os alunos são motivados a desenvolverem competências artísticas como leitura, oralidade, raciocínio lógico, e outras, a partir de atividades trabalhadas dentro e fora de sala de aula. As atividades estão ligadas às diversas linguagens das Artes: artes visuais e plásticas, música, teatro, desenho e dança”, destaca Mali Ribeiro.

São pinturas, desenhos, releituras e diversas formas de arte realizadas pelos alunos em sua maioria com o tema “África”. O projeto está baseado nas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 - História e Cultura Afro Brasileira e Indígena e Lei da Música 11.769/2008. Em vigor desde 2009.

O trabalho foi realizado com alunos das séries infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental e estará exposto até dia 15 de fevereiro na Casa de Cultura de Piraí, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Aos sábados e domingos das 10h às 14h.

Mali revela que tal reconhecimento certamente trará ainda mais empenho e frutos para as artes nas escolas de Piraí.

“Este é o início do processo de desenvolvimento dos talentos dos adolescentes e jovens de Piraí na área das artes. A partir deste reconhecimento, tenho certeza, que as artes nas escolas, cumprirão melhor o seu papel cognitivo, profissional e lúdico. Os educadores de arte da rede de ensino de Piraí se sentem honrados ao ver reconhecidos seus esforços e dedicação, em formar alunos que se utilizam das artes para contextualizar as outras disciplinas do currículo. Fazer arte é, sobre tudo, saber apreciar! Os paradigmas do “Eu não sei”, “Eu não consigo”, “Está feio”, são rompidos dando lugar a uma melhor autoestima e liberdade para criação.”, completa Mali Ribeiro.