Página inicial > Notícias > Fevereiro > Carteira Nacional dos Artesãos é entregue aos profissionais
Terça, 06 Fevereiro 2018 10:13

Carteira Nacional dos Artesãos é entregue aos profissionais

Carteira Nacional dos Artesãos é entregue aos profissionais Fotos: Luiza Lourenço

Artesãos de Piraí e Barra do Piraí receberam a Carteira Nacional dos Artesãos na tarde de segunda-feira (05), em uma parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado e a Prefeitura de Piraí, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte. A cerimônia de entrega aconteceu no auditório do Fundo de Previdência da cidade aos profissionais já cadastrados no Programa.

Fornecida gratuitamente, a carteira foi criada como um desdobramento do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e funciona como uma identificação nacional do trabalhador. Entre os benefícios para seus portadores estão facilidades para participar de feiras de artesanato no país e no exterior, para obter crédito e para realizar oficinas e cursos na área, e ainda descontos em estabelecimentos pareceiros.

A subsecretária de Turismo e coordenadora do programa de artesanato no Estado Nea Mariozz destacou que a etapa de cadastro e registro dos artesãos é um passo muito importante para a profissão, oficializada em 2015. "Este é um momento histórico para o desenvolvimento do artesanato no país, que virou uma profissão e esta é uma conquista que não podemos perder, só evoluir cada vez mais", disse.

Também estiveram presentes o vereador e coordenador do setor de artesanato na cidade Cesinha e também o vereador Darlei. Representando o governo municipal, o secretário Charles Barizon  assinou o termo de compromisso entre a Prefeitura de Piraí e o Projeto. "Sabemos que Piraí é uma das referências em artesanato na região e faremos todo o esforço pois nosso propósito é sempre buscar incentivos e parcerias para mantê-lo sempre no topo", destacou.

A artesã Rosângela Maria aprovou a iniciativa. "Este é um ótimo momento para nós, artesãos. É uma oportunidade para apresentar nossos trabalhos, profissionalizarmos e ainda dá abertura para novos horizontes", declarou.