Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Julho > Araras da Serra: Condomínio da Arte do Caiçara é inaugurado
Início do conteúdo da página
Sábado, 27 Julho 2019 14:18

Araras da Serra: Condomínio da Arte do Caiçara é inaugurado

Araras da Serra: Condomínio da Arte do Caiçara é inaugurado

Foi inaugurado o Condomínio da Arte do Caiçara - Araras Artesanato. A iniciativa busca fortalecer a cultura local e o turismo no Lago Caiçara em Piraí, promovendo a geração de renda e o trabalho das artesãs, que utilizam elementos da flora e fauna local em seus trabalhos. 

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Dr. Luiz Antonio, do secretário de Esporte e Cultura Rogério Nunes e demais secretários do governo municipal, e também da coordenadora do Condomínio da Arte Jane de Medeiros Nascimento Silva e as artesãs.

A criação de um Condomínio da Arte no Caiçara foi um processo de implantação que durou no mínimo três anos e envolveu também a comunidade, com a Associação de Moradores e os voluntários. As artesãs foram desenvolvendo suas habilidades por meio de cursos e confecção de artesanatos em uma fase embrionária, com local improvisado na escola do bairro. Agora, com o fortalecimento do projeto, o poder público designou um espaço próprio que servirá a toda a comunidade do Caiçara como um local para desenvolvimento do artesanato e também sua comercialização, valorizando a cultura local. A identidade visual foi desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o curso de design da Unifoa, e em breve será implantada no local. 

"Temos artistas diversificados na cidade e entendemos que precisam de apoio, da valorização. E temos aqui, pessoas e grupos que trabalham pelos artesãos e, em parceria com o poder público, conseguimos valorizar o potencial destes artistas. Tivemos aqui no Araras da Serra uma grata surpresa pela qualidade do trabalho. E poder transformar este espaço em um espaço de arte é muito gratificante", disse o prefeito Dr. Luiz Antonio.

O secretário de Cultura e Esporte Rogério Nunes destacou a principal matéria-prima do artesanato do Araras da Serra, que é a fibra da folha de bananeira, planta muito presente na região do Lago Caiçara. " Buscamos valorizar o material local imprimindo uma identidade própria, gerando identificação e fortalecendo ainda mais as belezas naturais e artísticas dessa região", completou. 

"É bom ver como se deu a evolução do trabalho, em como foram aprimorando e aprendendo que artesanato é identidade é valorização. Esse tempo do projeto houve um crescimento muito grande das artesãs, que agora acreditam em si mesmas a partir da arte, isso é o mais importante", disse a coordenadora do Condomínio da Arte Jane de Medeiros. 

 

 

 

 

Lido 320 vezes
Fim do conteúdo da página


Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/n°, Centro, Piraí - RJ - 27.175-000
Telefones: (24) 2431 9950 | (24) 2431 9957
Atendimento: Segunda a sexta-feira de 08h às 17h
E-mail: ouvidoria@pirai.rj.gov.br