Página inicial > Notícias > Março > Apae de Piraí recebe instrumentos musicais para projeto de inclusão musical
Terça, 28 Março 2023 09:52

Apae de Piraí recebe instrumentos musicais para projeto de inclusão musical

Na tarde da última quinta feira, dia 23, iniciou o projeto Orquestrando Sons da Apae (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) de Piraí, que está com nova direção, foi contemplada em um projeto do banco Sicredi e recebeu 35 instrumentos musicais para trabalhar a música com os alunos.
Na oportunidade tiveram presentes representantes do Banco Sicredi, o prefeito, Dr Ricardo Passos, o Secretário Municipal de Cultura, Arthur Tutuca, alunos, professores e profissionais da instituição.
O projeto ofertará serviços especializados de aulas de música e musicoterapia para alunos com deficiência física, intelectual, visual e com espectro autista visando desenvolvimento da criatividade, do senso rítmico, do prazer em ouvir e fazer música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo contribuindo para uma efetiva consciência corporal e movimentação, ou seja, o desenvolvimento global do indivíduo.
O projeto tem a parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura que disponibilizou um professor que atenderá os alunos. Os atendimentos de música e musicoterapia serão direcionados exclusivamente aos usuários da Apae, mas já existe uma proposta de ampliar para alunos deficientes que estudam na rede regular de ensino.
A diretora da Apae, Daniela Lemos, afirma que o projeto atualmente alcança 44 alunos da instituição, mas que já estão estudando a possibilidade de abrir novos horários para a comunidade de deficientes que frequentam a rede municipal de ensino, para que eles possam participar do projeto no contra turno. “A Apae quer abrir as portas para os deficientes que estão no município, independentemente de onde estão matriculados”, destaca.
A música é uma importante ferramenta de inclusão social e pode trazer inúmeros benefícios para pessoas com deficiência. O projeto Orquestrando Sons da Apae de Piraí tem como objetivo oferecer acesso à cultura e ao lazer, além de promover o desenvolvimento pessoal e social dos alunos por meio da música e da arte.