Página inicial > Notícias > Outubro > Alunos expõem trabalhos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Segunda, 13 Outubro 2014 10:04

Alunos expõem trabalhos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é comemorada em Piraí, nesta segunda-feira (13). A exposição de trabalhos voltados ao tema "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social" é realizada na Escola Municipalizada Lúcio de Mendonça. Alunos do 6º ao 9º ano de todo município desenvolveram atividades voltadas à robótica, nas aulas. Atuaram também em propostas de ações com impactos diretos na melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Na abertura da Feira, o prefeito, Dr Luiz Antonio anunciou a criação de um Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia. Este servirá para incentivar e apoiar pesquisas científicas. Deste modo, o município pretende financiar bolsas de mestrado e doutorado. O processo está em andamento legal e a ideia é de que ano que vem esteja disponível.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Osni Silva, demonstrou satisfação em ver os trabalhos e destacou que o resultado vem da parceria entre as secretarias de Ciência e Tecnologia e Educação. Além disso, um deles sairá de Piraí para Feira Estadual de Ciência e Tecnologia que será realizada no Rio de Janeiro, em novembro. A avaliação é feita pela professora da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – Cecierj, Vera Cascon.

Sustentabilidade e robótica
Gustavo Barbosa e Cínthia Kock, alunos do 9º ano do Ciep 158, garantiram que o trabalho desenvolvido pela turma foi bastante produtivo e interessante. Eles decidiram abordar a cultura da cidade. Deste modo, pensaram na macadâmia e na tilápia. Com a idéia de demonstrar possíveis utilizações destes produtos na área de reciclagem, fizeram parceria com o Condomínio da Arte. Na Feira expuseram os artigos que aprenderam a confeccionar.

Dentre os trabalhos apresentados, três são projetos pilotos em robótica. As Escolas: Luiz Marinho Vidal, Ciep 477 e Rosa Carelli estão trabalhando com Kit Lego. Os alunos aprendem sobre processadores, sensores, programas, softwares e cálculos. O principal objetivo é estimular o raciocínio lógico e trazer a tecnologia para próximo dos alunos.

Matemática na prática
O professor de matemática, Marco Aurélio, acompanhou todo processo das Escolas Rosa Carelli e Luiz Marinho Vidal. Segundo ele, o desempenho foi muito positivo e muitas aulas teóricas puderam ser aplicadas de maneira mais dinâmica para os estudantes. Com os robôs montados, os alunos deixaram de ver a disciplina com preconceito. Agora, portanto, tem uma visão mais ampla e entendem a utilidade da matéria.