Página inicial > Notícias > Março > Alunos da rede municipal participam de gincana de tecnologia
Quarta, 19 Março 2014 10:46

Alunos da rede municipal participam de gincana de tecnologia

Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Piraí, como parte das comemorações dos 10 anos do projeto Piraí Digital, no dia 14 de março, na Praça de Santana, no centro da cidade, realizaram a primeira Gincana Tecnológica de Piraí, reunindo alunos dos 8º e 9º anos de nove escolas da rede municipal de ensino.

A premiação foi dividida em três categorias e um campeão geral ficando assim o resultado final: Robótica – Equipe “Circunferência da União” – E. M. Epitácio Campos – Caiçara; Redes Sociais – Equipe “LM Creative Technology” – E. M. Lúcio de Mendonça – Centro; Multimídia – Equipe “Filhos da Evolução” – Ciep 477 Profª Rosa da Conceição Guedes – Arrozal; e, Grande Campeã – Equipe “Os Tecnologistas” – E. M. Rosa Carelli – Varjão.

Todas as equipes receberam três tarefas prévias para serem executadas em sala de aula e três tarefas relâmpago surpresa realizadas no decorrer da gincana. Tarefas prévias: montar um mascote para a gincana utilizando lixo digital; criar um videoclipe com uma paródia sobre o Piraí Digital; gravar um remix da música Banda Larga de Cordel, de Gilberto Gil, utilizando o aplicativo Audacity; e, montar uma página da equipe em uma rede social.  Provas relâmpago: Programar a plataforma Lego e fazê-la executar a ação prevista percorrendo toda a extensão do circuito estabelecido; montar uma sequência de leds, com um kit arduíno e um classmate, fazendo com que as lâmpadas pisquem em sequência alternada por 2 segundos.

“A Gintec é uma grande oportunidade para os alunos porem a prova seus conhecimentos e demonstrarem publicamente como tem sido importante a utilização da tecnologia para o desenvolvimento educacional no município”, destaca a secretária de Educação, Sandra Simões.