Página inicial > Notícias > Setembro > Ações de combate a dengue não podem parar
Quinta, 10 Setembro 2015 11:11

Ações de combate a dengue não podem parar

Piraí registrou cinco notificações de dengue no mês de agosto, de acordo com resultado atualizado nesta quarta-feira (9), pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária em Epidemiologia. Desde o início do ano, houve 958 notificações e 197 casos confirmados no município.

Em maio, Piraí atingiu nível epidêmico, mas os casos diminuíram em junho, por conta da mudança de clima e ações de combate à dengue realizadas pela Prefeitura. Campanhas e mutirões de limpeza foram realizados em todo o município, no primeiro semestre, envolvendo as secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Serviços Públicos.

Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas e manchas vermelhas pelo corpo. Caso o morador apresente algum desses sintomas, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. A dengue mata.

Durante o inverno os cuidados devem continuar para prevenção de aparecimento de focos do mosquito. Deste modo, nos meses mais quentes uma epidemia pode ser evitada.

Siga as orientações:

Caixas d’água vedadas

Calhas totalmente limpas

Galões, toneis, poços e tambores bem vedados

Pneus sem água e em lugares cobertos

Garrafas vazias e baldes com a boca para baixo

Ralos limpos e com telas

Bandeja de ar condicionado limpa e sem água

Pratos de vaso de planta com areia até a borda

Bromélias e outras plantas sem acúmulo de água

Vasos sanitários sem uso fechados

Lonas de cobertura esticada para não formar poças

Piscinas e fontes sempre tratadas

Informações adicionais

• Subtítulo: Cinco notificações surgiram em agosto e 958 em todo ano.