Página inicial > Notícias > Junho > Abertura do Jodemupi e da Semana do Meio Ambiente agitaram a Feira dos Artesãos
Segunda, 03 Junho 2019 16:31

Abertura do Jodemupi e da Semana do Meio Ambiente agitaram a Feira dos Artesãos

A Praça da Preguiça, no Centro, em Piraí, ficou lotada no sábado (1º), com a realização da Feira dos Artesãos, a abertura do Jodemupi – Jogos Desportivos Escolares do Município de Piraí e com a abertura da Semana do Meio Ambiente.

Jodemupi 2019

A primeira atividade do dia foi a Abertura do Jodemupi reuniu alunos e professores de diversas escolas com uma competição de corrida rústica entre as escolas, com largada da Mata do Amador e chegada na Praça da Preguiça, dividida em três baterias por idade finalizada com o resultado: Sub 11 – Escola Luiz Marinho Vidas (masculino) e Ciep 158 Casa Amarela (feminino); Sub 13 – Escola de Lajes (masculino) e Ciep 477 Arrozal (feminino); sub 15 – Ciep 477 Arrozal (masculino) e Ciep 158 Casa Amarela (feminino).

A secretária de Educação de Piraí, professora Sandra Simões, explicou que o Jodemupi tem como finalidade aumentar a participação em atividades esportivas nas escolas do município e promover a construção da cidadania para ossos jovens, através de um espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade e de cultura de paz.

“Através das atividades esportivas permitem as crianças e jovens mais um instrumento para a formação de seus valores, seus conceitos, socializam-se e aprendem a conviver com as vitórias e derrotas do dia a dia”, destacou Sandra Simões.

As competições do Jodemupi 2019 acontecerão entre os dias 10 e 14 de junho, das 8 às 17 horas, no Centro de Eventos de Piraí, com a realização de competições por equipe e provas individuais de atletismo.

Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente, está sendo promovida  até o dia 5 de Junho (Dia mundial do Meio Ambiente) e contará com a realização de palestras, oficinas de artesanato (com o uso de materiais recicláveis) e ações junto às comunidades. Na sua abertura realizada no sábado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente montou stands mostrando algumas ações ambientais  desenvolvidas no município.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Mario Amaro, explicou que o intuito da programação é reforçar o trabalho desenvolvido pela Secretaria, visando a preservação do meio ambiente, o reaproveitamento de materiais, a destinação adequada do lixo e a proteção de nascentes.

“Mudar a cultura consumista, de desperdício e falta de cuidados com o lugar onde vivemos é muito difícil. Preservar a natureza e tudo que ela engloba não é uma questão de ideologia ou modismo, é sim uma questão de sobrevivência”, destacou Mário Amaro.

O secretário afirmou, ainda, que o poder público tem uma grande responsabilidade nessa área, mas que essa responsabilidade não é exclusiva dos governos ou governantes, cada indivíduo da sociedade tem que assumir sua parcela nas ações do dia a dia para a manutenção da natureza e da qualidade de vida.

“Se as pessoas não jogarem lixo nas ruas ou nos rios, menos esforço será necessário dos governos para manter as cidades, os rios e as nascentes sem poluição. Um copo plástico ou uma latinha de refrigerante jogado num terreno baldio, por exemplo, pode virar um criadouro de mosquitos como o Aedes, que vem transmitindo, atualmente, várias doenças à população.  Uma sacola que alguém joga no rio, vai se somar a muitas outras que são jogadas diariamente e causar sérios danos ao planeta,  explicou Mário Amaro.

Mobilização integrada

As secretarias municipais de Saúde, Ciência e Tecnologia, de Esporte e Cultura também participaram da mobilização na Praça da Preguiça com stands e a apresentação dos projetos culturais e esportivos promovidos em diversas localidades.