Página inicial > Notícias > Setembro > Abastecimento de água é inaugurado em Sanatório da Serra
Segunda, 28 Setembro 2015 12:56

Abastecimento de água é inaugurado em Sanatório da Serra

A Prefeitura de Piraí entregou à população de Sanatório da Serra, neste sábado (26), a obra do novo sistema de abastecimento de água . A inauguração contou com a presença do prefeito Dr Luiz Antonio, Governador Luiz Fernando Pezão, vereadores, secretários municipais, Reinaldo Macedo, prefeito de Mendes, cidade vizinha que faz divisa com o bairro, funcionários da Cedae, empresários e moradores da localidade.

Cerca de 72 famílias serão beneficiadas com este abastecimento onde um poço foi perfurado, o reservatório foi reformado e o novo sistema de água foi implantado bombeando 2L/s, mas tem a capacidade de bombear até 10L/s.

A antiga reivindicação da comunidade foi atendida por uma parceria entre o Governo do Estado, através da CEDAE, e Prefeitura de Piraí. A ação também é de indicação do Legislativo. Há 40 dias os moradores já recebem a água em suas casas.

O Assessor da diretoria do interior da Cedae, Paulo Roberto Soares, ressaltou a importância do compromisso que a Cedae tem de estender o abastecimento da água.

“ A Cedae tem como objetivo universalizar o abastecimento de água e felizmente a comunidade de Sanatório da Serra hoje tem água de qualidade e em quantidade para o atendimento de suas necessidades,” disse o assesssor.

O prefeito Dr Luiz Antonio estava satisfeito por poder atender uma reivindicação antiga da população e citou sobre outros projetos que já estão em andamento para benefício daquela comunidade.

“ Tenho satisfação em poder estar aqui hoje, pois a água é um desejo dos moradores de longa data. Água é um bem fundamental. Aqui, diversas vezes, a comunidade passou dificuldades nos períodos de seca. Estamos trabalhando agora outras questões importantes. Uma delas é a regularização fundiária, que já estamos em processo junto ao governo federal. A terra pertence ao governo federal. O ITERJ (Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro) está nos auxiliando para conseguirmos dar os títulos de propriedade definitiva para os moradores, ”salientou Dr Luiz Antonio.

O prefeito falou também do esforço que esta fazendo para levar emprego e renda para Sanatório da Serra, “ aqui temos alguns empreendimentos hoteleiros e gastronômicos e agora estamos desenvolvendo através da Secretaria de Cultura e Turismo, uma rota gourmet, a “Estrada dos Sabores” irá trazer para os moradores mais oportunidades.”

Para Luiz Fernando Pezão, governador do estado, foi muito satisfatório inaugurar o abastecimento de água daquela comunidade, “ me lembro muito bem desta luta, esta é uma reivindicação antiga de todos aqui desta comunidade, desde quando fui prefeito. Hoje tivemos oportunidade de realizar junto da Prefeitura e Cedae, esta obra tão importante para Sanatório da Serra.”

O presidente da Associação de Moradores, Aloíso Quintino, também falou do esforço para conseguir água na comunidade.

“Nossa luta aqui tem anos, quem muito nos ajudou foi o Pezão, que na época era prefeito de Piraí. O poder público sempre me auxiliando no que foi necessário, mas hoje a população de Sanatório esta muito feliz com esta água. O prefeito Dr Luiz Antonio não mediu esforços para nos ajudar desde quando começamos a solicitar água para nossa comunidade no Conselho da Cidade. Hoje com certeza é a realização de um sonho só tenho a agradecer o prefeito e o governador," afirmou Aloísio.