Página inicial > Notícias > Março > 5ª Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Quarta, 28 Março 2018 14:16

5ª Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Nessa quarta-feira (28), às 9 horas, no auditório do Colégio Municipal Affonsina Mazzillo Teixeira Campos – CEAMTEC, aconteceu a Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com o objetivo de mobilizar adolescente e jovens da rede municipal de ensino para a reflexão, desenvolvimento de estudos e pesquisas para solucionar as questões ambientais do planeta.

O Coordenador de Ciências da Secretaria Municipal de Educação, prof. Maurício Jorge Bueno Faria, explicou que o evento faz parte da 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil para o Meio Ambiente e tem como tema principal a Conservação e Uso dos Recursos Hídricos.

“Aconteceram etapas dentro das escolas integrando todas as disciplinas na elaboração de projetos para que possam ser aplicados no reúso da água. Hoje serão apresentados esses projetos e selecionados entre os alunos, um delegado e seu respectivo suplente para representar o Município na fase estadual da Conferência”, relatou Maurício Faria.

Participaram do evento os secretários municipais de Educação, Sandra Gomes Simões e do Meio Ambiente, Mário Luiz Dias Amaro, que em seus discursos destacaram a importância dos estudantes para a transformação do mundo e para uma convivência harmônica e equilibrada com a natureza.

“Precisamos que o jovem participe dessa discussão e reflita sobre o impacto de nossas ações como indivíduos e sociedade para a natureza e a manutenção dos recursos renováveis tão preciosos para a nossa sobrevivência”, afirmou Sandra Simões.

“Fiquei muito satisfeito com os projetos apresentados pelos alunos, bem como com a objetividade e o conhecimento demonstrado por eles para a questão do reaproveitamento da água. É importante que o jovem esteja atento para a atual situação e esteja consciente da sua responsabilidade de não repetir os erros das gerações anteriores preservando e reparando o meio ambiente para que possa garantir seu próprio futuro”, destacou Mário Amaro.

Alunos do 5º ao 9º anos do ensino fundamental, de 9 escolas da rede municipal de ensino, realizaram apresentações dos projetos desenvolvidos na etapa escolar.

A comissão de avaliação da Secretaria Municipal de Educação elegeu as alunas Lara Berçot dos Santos (Escola de Lajes) e Roberta Marciele Silva Delgado Rocha (E. M. Luiz Marinho Vidal), para serem as representantes do Município como delegada e suplente, respectivamente, na etapa estadual da Conferência.

“Aprendemos muito com esse trabalho, passamos a conhecer o ciclo das águas e nos conscientizamos sobre o impacto das nossas ações e o que podemos fazer para que continuemos a ter água de qualidade por mais tempo. Estou muito feliz por representar os alunos do município e vou me empenhar para merecer essa confiança”, afirmou Lara Berçot dos Santos.