Página inicial > Notícias > Outubro > 3ª Semana Municipal de Prevenção do Câncer de Mama e de Colo do Útero
Sábado, 04 Outubro 2014 10:16

3ª Semana Municipal de Prevenção do Câncer de Mama e de Colo do Útero

A Prefeitura de Piraí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará do dia 6 a 10 de outubro, a 3ª Semana Municipal de Prevenção do Câncer de Mama e de Colo do Útero. Durante essa semana as mulheres que não tiverem com seus exames em dia deverão procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, para exame clínico das mamas, coleta de exame preventivo e solicitação de mamografia, quando necessário.

O câncer de mama e de colo do útero são os que mais acometem as mulheres no Brasil e quando descobertos e tratados no início tem muita chance de cura. As alterações que podem desencadear o câncer do colo do útero são descobertas facilmente no exame preventivo, por isso é importante que toda mulher que já tenha iniciado atividade sexual, principalmente de 25 a 64 anos, realize o exame periodicamente.

O objetivo é que durante esta semana sejam intensificadas as ações educativas relacionadas ao câncer de mama e de colo do útero e de detecção precoce, para isso as unidades de saúde estarão realizando coleta de preventivo e avaliação da mama durante todo o dia e alguns horários noturnos. E nos dias 7 e 10 de outubro, terá atendimento para coleta de exames com os ginecologistas, no Centro de Especialidades.

Na sala de espera das Unidades de Família, serão realizadas atividades educativas abordando temas como: A importância da campanha e da realização dos exames; Fatores de risco para câncer de mama e colo de útero; Importância da detecção precoce do câncer de mama.

Mamógrafo Móvel

Está previsto para o dia 16 de outubro, a vinda do Mamógrafo Móvel do Estado, para a realização de mamografias e ultrassonografias de mama.

Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar a Unidade de Saúde para realizar o exame das mamas todo ano e receber orientações. A partir de 50 até 69 anos deve realizar mamografia a cada 02 anos, mesmo que não sinta nada. Caso tenha história na família de parente de primeiro grau com câncer de mama ou ovário, o exame das mamas e mamografia deve iniciar com 35 anos.

O Mamógrafo Móvel deverá ficar no município por 15 dias.

Esta é a semana municipal de prevenção, porém todo o mês de outubro é voltado para este tema e as unidades estarão a disposição para o acolhimento das mulheres e agendamento para a realização de seus exames.

Não deixe de fazer a sua parte, compareça em uma Unidade de Saúde da Família nestes dias e previna-se. Este é um cuidado que vale para a vida toda!