Página inicial > Notícias > Outubro > 2ª Gintec encerra Semana de Ciência e Tecnologia
Quinta, 22 Outubro 2015 14:25

2ª Gintec encerra Semana de Ciência e Tecnologia

A 2ª Gintec – Gincana Tecnológica, promovida pela Secretaria de Educação  em parceira com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, encerrou a Semana de Ciência e Tecnologia na manhã desta quinta-feira (22), na Praça da Preguiça, no Centro. A equipe campeã foi a E-Tech Lords, da E. M. Lúcio de Mendonça, seguida pela Technoescola, da E. M. Luiz Marinho Vidal e dos Campeões da Gentileza, do Ciep 477 – Prof. ª Rosa da Conceição Guedes. Nove escolas municipais participaram do evento, com equipes do 6º ao 9º ano que apresentaram seus criativos trabalhos durante exposição realizada na quarta-feira (21)

O grupo vencedor da Gintec garantiu que se dedicou ao máximo a fim de conquistar o primeiro lugar. “Nós estudamos muito e nos dedicamos para ganhar. Foi muito emocionante ver que todo nosso esforço valeu a pena. Estou muito feliz. A gente se preparou muito, com muita dedicação e agora tivemos esse resultado”, frisou a aluna do 8º ano Máyrines dos Santos Palmeira.

A professora de Educação Física Patrícia de Sá acompanhou o desenvolvimento do grupo E-Tech Lords e frisou o merecimento devido ao empenho na gincana. “O mérito é todo dos alunos. Eles se dedicaram muito, com empenho, concentração e colaboração. A gente dividiu as tarefas, mas todos se ajudavam. O trabalho foi realmente em equipe, com dedicação e de coração. Estou muito orgulhosa e feliz”, enalteceu a professora.

Criatividade, participação, organização e ética na rede foram alguns dos critérios avaliados pelos jurados. A comissão julgadora foi composta pelas professoras Maria José de Freitas, Cristiane Tavares Casemiro Oliveira, Luciane Jasmin, pelo professor Rogério Nunes da Silva e pela chefe de divisão da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, Lívia Vidal.

Outras equipes

Além das equipes vencedoras, participaram a Tec Led, do Ciep 158 - Prof.ª Margarida Thompson; Fotosíntese, E. M. Epitácio Campos; Ginlux, C. M. Dr. Aurelino Gonçalves Barbosa; Hightek, C. M. P. Castelo Branco; League of Lajes, Escola de Lajes; e The Hackers, E. M. Rosa Carelli da Costa.

Parte das etapas da Gintec foram realizadas anteriomente e os alunos deveriam publicar no Facebook os trabalhos desenvolvidos para que os jurados pudessem avaliar.

Tecnologia e Educação

O secretário de Ciência e Tecnologia, Osni Silva, observou que o envolvimento dos alunos têm sido cada vez maior nas atividades que atrelam educação e ciência tecnológica. “Nesta edição os estudantes já conheciam a Gintec e naturalmente houve mais interesse em participar. Os trabalhos estão evoluindo muito e boa parte é desenvolvida por eles mesmos, quando não envolve uma atividade mais complexa, que nesse caso é feita uma oficina”, avaliou Osni. O secretário disse ainda que no próximo ano haverá mais investimento em robótica. Segundo ele, todas as escolas terão kits próprios para trabalhar projetos de robótica.

A secretária de Educação, Sandra Simões, também analisou de forma positiva o desempenho dos alunos na Gincana Tecnológica. Ela enfatizou a importância da tecnologia em sala de aula e de demonstrar em eventos como esse o que os alunos aprendem cotidianamente. “Momentos como esse são muito importantes para motivar os alunos, envolve-los com atividades mais dinâmicas e que dependem da criatividade deles e concretizamos o que é trabalhado no interior da escola”, declarou Sandra Simões.