Página inicial > Notícias > Outubro > 18ª edição do Piraí Fest Paladar agita o centro da cidade
Quinta, 24 Outubro 2019 02:28

18ª edição do Piraí Fest Paladar agita o centro da cidade Destaque

18ª edição do Piraí Fest Paladar agita o centro da cidade

A 18ª edição do Piraí Fest Paladar trouxe muita gastronomia e cultura para o centro da cidade neste final de semana. Com o tema "Mistura Perfeita - Raízes do Brasil", o evento realizado pela Arte Magia com apoio da Prefeitura Municipal buscou destacar a regionalidade e criatividade da culinária e da música do país e da região.

As atrações culturais foram as mais diversas, trazendo Samba, Sertanejo, Rock, Jongo, MPB e música clássica. As participações especiais ficaram por conta de Sandra de Sá, que se apresentou no domingo, Babu Santana, os Juremeiros e dos artistas da cidade, valorizando a lei Prata da Casa.

O Circuito Gastronômico apresentou a mistura de estilos dos Chefs e do Pólo Gastronômico. E também a mistura de sabores, com destaque para os produtos regionais, a tilápia e a macadâmia em receitas criativas e apetitosas. A feira dos Artesãos também marcou presença.

"Precisamos agradecer aos patrocinadores, pois a Prefeitura tem o gasto mínimo e isto é importante neste tempo de crise, pois ela conta com o apoio de nosso parceiros para a realização desta linda festa. Festa que promove o desenvolvimento na área da cultura, turismo e gastronomia. E agradecer também a todos os colaboradores e trabalhadores que fizeram mais uma edição de sucesso na cidade", disse o prefeito Dr. Luiz Antonio.

Concurso Gastronômico

O Concurso Gastronômico do 18º Piraí Fest Paladar foi realizado no dia 19 de outubro, sábado, com a caravana do corpo de jurados visitando os 13 estabelecimentos concorrentes, em uma verdadeira maratona de sabores avaliando 19 receitas nas categorias petisco, entrada, prato principal e sobremesa.

No domingo (20), por volta das 16 horas, na praça da Preguiça, foi realizada a premiação que consagrando os vencedores deste ano:

Petiscos:  1º lugar - Posta de Tilápia do Careca, do Bar do careca, de autoria de Sidinei Barbosa – Careca; 2º lugar - Ceviche do Baruteco, do Baruteco, de autoria de Flavio Amaral de Andrade; e, 3º lugar - Coxinha de tilápia, do Armazém 145, de autoria de Vitor Goulart Alves.

Entrada: 1º lugar - Batata Rosti recheada de tilápia, do Restaurante Sabores e talentos, de autoria de Roseli Ferreira Gonçalves; 2º lugar - Harumaki de tilápia com alho-poró e chutney de cebola roxa  com pimenta biquinho; do Hotel Reserva Aroeira, de autoria de Ana Catharina; e, 3ª lugar - Tilápia Mex, da Casa do Manequinho Hotel e Restaurante, de autoria de Ana Paula Hack, Guilherme Cirne e Gustavo Jr.

Prato Principal: 1º lugar – Caldeirada Thai, do Armazém 145, de autoria de Vitor Goulart Alves; 2º lugar - Paella Piraiense, do Restaurante Sabores e Talentos, de autoria de Roseli F. Gonçalves e Amiltom F. Gonçalves; e, 3º lugar - Tilápia na cerveja de macadâmia com perfume de frutas vermelhas, da Casa do Bubi, de autoria de Gilmar Martins.

Na categoria sobremesa devido a uma surpresa  promovido pelo empate absoluto em todos os quesitos o corpo de jurado premiou dois estabelecimento com o 1º lugar: Rainha das Nozes, do Bistrô Casa do Manequinhos, de autoria de Ana Pauloa Hack e Kaique Martins e, Torta Delírio de Macadâmia, da Casa do Bubi, de autoria de Lauise Saules Allers. O 2º lugar ficou com o Banoffee, do Restaurante Verdejo, de autoria de Camila Arantes; e o 3º lugar foi para a sobremesa Chiquita Bacana, do Hotel Fazenda São João, de autoria de Lúcia Montenegro.

O presidente do corpo de jurados o Chef Fréderic Monnier, destacou que o trabalho do corpo de jurados foi muito difícil devido à evolução e à qualidade do trabalho dos chefs e estabelecimentos da cidade.

“De três anos para cá, esse é o tempo que não pude participar do Piraí Fest, verifiquei uma evolução muito grande no cuidado e preparo dos pratos, na seleção dos ingredientes e na criatividade dos competidores. Isso para a gastronomia representa um grande avanço em um curto espaço de tempo”, destacou Frédéric Monnier.

Confira as receitas do Concurso Gastronômico do 18º Piraí Fest Paladar

Batata Rosti recheada de tilápia
Estabelecimento: Restaurante Sabores e talentos
Autor(a) do prato: Roseli Ferreira Gonçalves

Estabelecimento: Reserva Aroeira
Autor(a) do prato: Ana Catharina

Tilápia Mex
Estabelecimento: Casa do Manequinho Hotel e Restaurante
Autor(a) do prato: Ana Paula Hack, Guilherme Cirne e Gustavo Jr.

Almofadinha de Tilápia Defumada 3 Queijos
Estabelecimento: Food Bike Mundo Crepe e Mundo Doce
Autor(a) do Prato: Cristine Lopes de Camargo

Prato Principal