Página inicial > Notícias > Outubro > 17º Piraí Fest destaca a cultura brasileira
Terça, 23 Outubro 2018 18:13

17º Piraí Fest destaca a cultura brasileira

17º Piraí Fest destaca a cultura brasileira Foto: Alexandre Teixeira

Com o tema "Raízes do Brasil", a 17ª edição do Piraí Fest aconteceu no último final de semana e exaltou a cultura brasileira na gastronomia, música entre outras atividades no centro da cidade.

A festa teve início na quinta-feira (18) com a pré-abertura na noite gospel. Na sexta (19), a abertura oficial contou com a presença do prefeito Dr. Luiz Antonio, o governador do estado do Rio Luiz Fernando Pezão e representantes da Associação Cultural Artemagia, responsável pelo evento que conta com apoio da Prefeitura Municipal.

"O tema deste ano buscou o resgate das nossas raízes culturais, promovendo a cultura de uma maneira diferenciada e trazendo para o município apresentações e gastronomia do Brasil todo, acolhendo com representatividade as pessoas de todas as regiões que vem nos prestigiar", disse o secretário de Cultura e Esporte Rogério Nunes.

E até domingo (21), os participantes puderam conferir um circuito cultural diversificado com músicas e atividades para todos os gostos. No Praça da Preguiça, passaram cantores e bandas de samba e pagode, sertanejo, marchinha de carnaval, bolero e rock. A Praça de Santana reservou um espaço para as crianças, com praça de alimentação e shows variados. O evento busca também fortalecer a Lei Prata da Casa. "Deixo o agradecimento à organização e à Prefeitura por dar oportunidade às pratas da casa, podendo mostrar que aqui na cidade tem muita gente com potencial e capacidade de fazer shows bonitos para diversos públicos", disse o cantor Airton.

No Palco Cultural na Praça Getúlio Vargas, passaram as apresentações de ballet e dança de rua, orquestras sinfônicas, maracatu e jongo, com destaque especial para o convidado de domingo, o músico Leo Gandelman. "A música é minha vida e tudo o que acontece no palco é de forma natural. Tudo que eu vejo e penso sobre a música eu coloco ali no palco. E o público foi muito caloroso e participativo, foi muito especial ter este espaço para poder tocar, que acho que isso é a música, poder tocar as pessoas", disse.

E tudo isso acompanhado dos destaques da festa: o chopp e a tilápia. O circuito gastronômico apresentou os produtos brasileiros em receitas tradicionais e inovadoras. Outros pontos importantes foram a Feira dos Artesãos, a Tenda da Secretaria de Ciência e Tecnologia e a Corrida Rústica, que também incrementou a programação do evento.

"A associação tem vinte anos de desenvolvimento de projetos e integração cultural e foi um caminho natural até chegarmos aqui. Promover a festa foi uma experiência surpreendente e ver as parcerias que ela consegue agregar, sobretudo à Prefeitura com o grande apoio foi um trabalho maravilhoso" disse a diretora executiva da Associação Artemagia Tereza Mendes.

"Buscamos uma festa aconchegante para nós, os moradores da cidade, e também para receber com muita alegria em um clima tranquilo e animado as pessoas que vem nos visitar nestes dias. Nossas raízes estão nisso.", disse o prefeito Dr. Luiz Antonio.

Leonardo de Andrade veio de Niterói prestigiar mais uma vez o evento. "Venho todo ano e curtir esse clima à tardinha com música boa e uma comida maravilhosa é sempre bom!", disse.