A Secretaria Municipal de Educação realizou, às 9 horas, no dia 13 de novembro (quarta-feira), na Casa de Cultura de Piraí, a roda de conversa “O papel da educação no combate ao racismo e na valorização da identidade afro-brasileira”, com a participação de Douglas Pereira (autor do Artigo “A cor e a idade da violência”), da professora Cláudia Maria Domingos, de alunos e professores da rede municipal de educação.
Durante o evento aconteceram apresentações das escolas públicas municipais e a apresentação da peça teatral "E o Jongo, acabou? Só se foi quando alguém gritou Machado!", do grupo CAAP - Centro de Artes Arrozal/Piraí.
A secretária de Educação de Piraí, professora Sanda Simões, que a educação tem como obrigação a valorização do respeito às diferenças culturais, sociais e étnicas da sociedade.
“Educação é isso. É o respeito à diversidade, à pluralidade cultural, à liberdade religiosa e ao respeito às diferenças de gênero”, completou Sandra Simões.
O evento faz parte da programação da Secretaria Municipal de Educação em comemoração à Semana da Consciência Negra, que conta com a exposição de trabalhos de alunos da rede pública na Casa de Cultura de Piraí e diversas atividades realizadas nas escolas municipais.
A programação será encerrada hoje (13) às 17 horas, na Casa de Cultura, com a Roda de Samba do grupo Dandaras.