A Divisão de Turismo de Piraí em parceria com uma equipe do SEBRAE, visitou no último dia 29 a Serra do Matoso com objetivo de observar como a localidade lida com o turismo e buscar medidas para ajudar a fomentar a atividade que já é tradicional na área.
Um projeto está sendo elaborado para melhorar a estrutura turística e proporcionar cursos e oficinas de capacitação para os moradores. Deste modo, pretende-se diversificar a oferta turística, aumentar os postos de trabalho e a renda do meio rural, consolidar os produtos turísticos com a criação inclusive de embalagens.
O turismo rural é marcante na Serra do Matoso. Os donos de pousadas apontam que praticamente todos os finais de semana tem os quartos lotados. Os principais visitantes vêm de cidades como Paracambi, Itaguaí e Rio de Janeiro em busca do turismo rural e ecoturismo.
A responsável pela divisão de Turismo de Piraí, Fernanda Lopes, acrescenta que o resgate histórico e da identidade da comunidade também são uma proposta. Já que o local foi imprescindível na época do Império. Além disso, Fernanda destaca que a população está participando ativamente e que a iniciativa não visa mudar nada que já acontece, mas sim organizar de maneira a fomentar as atividades desempenhadas na região.
Uma reunião está marcada para próxima semana. Nesta serão discutidos e estabelecidas planos de ação para o Projeto.