A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizará na quinta-feira (7), às 10 horas, na Escola Lúcio de Mendonça, Centro, a aula inaugural do Projeto Piloto Orquestra Escola, que oferecerá aprendizagem musical para os alunos das escolas públicas Municipais.
O projeto será iniciado em caráter experimental e oferecerá, inicialmente, 70 vagas para o aprendizado de instrumentos como violinos, viola (de arco), violoncelos e contrabaixos, para os alunos das escolas Lúcio de Mendonça, em Piraí e do o Ciep 477 - Rosa da Conceição Guedes, em Arrozal.
O Secretário Municipal de Cultura, Rogério Nunes, explicou que o projeto tem a finalidade de ampliar o acesso à cultura e diversificar as opções de aprendizado musical já oferecido pela Prefeitura de Piraí, em diversos polos distribuídos pelo município com aulas de violão, cavaquinho e pandeiro.
“Além de oportunizar a aprendizagem musical, enriquecer o fortalecer a cultura para a população, o objetivo é que a música seja utilizada como ferramenta de ensino e aprendizagem melhorando o rendimento dos alunos das escolas públicas do Município”, destacou Rogério Nunes.
Rogério Nunes informou que há cerca de cinco anos, em Parceria com a Ação Social Pela Música, instituição sem fins lucrativos, e com patrocínio da OI S.A., foi iniciado em Piraí um projeto de orquestra. Porém, com o termino do contrato, os trabalhos foram encerrados. Hoje estamos buscando novas parcerias que nos possibilitem a ampliação do Projeto Orquestra Escola para outras unidades educacionais da Prefeitura de Piraí.
O projeto ficará sob a direção do Maestro Nilton Soares e a própria direção da escola divulgou e orientou os alunos para as inscrições. Participam do projeto alunos com idades entre 10 e 14 anos.