Os alunos do projeto de Robótica de Piraí foram recebidos pelo prefeito Dr. Luiz Antonio e o vice-prefeito Francisco Perota no auditório da Secretaria de Educação na última quarta-feira (17). O evento teve o intuito de exaltar as conquistas alcançadas pela equipe Pequeno Gigante, que ficou entre os primeiros na última competição estadual, e ainda apresentar os próximos passos para o desenvolvimento da tecnologia e robótica com a educação no município.
Além do prefeito e o vice, participaram o secretário de Ciência e Tecnologia Osni Silva, a secretária de Educação Sandra Gomes Simões, representante do Legislativo, os coordenadores e professores do projeto Leonardo Rosa Vieira e Jônatas Neves de Souza, os alunos e seus familiares.
O projeto de Robótica Educacional é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia e busca trabalhar com as equipes o pensamento crítico, científico e criativo em torno da robótica e outros desenvolvimentos tecnológicos. No evento, ainda foram apresentados os próximos passos, como a construção do Fab Lab (uma oficina de fabricação digital) e ampliação dos projetos relacionados à tecnologia em parceria com a Educação.
"Investimos na robótica porque ela apresenta ferramentas fundamentais para o século XXI, moldando para o ambiente de trabalho e para a vida, É lúdica e estimulante, com múltiplas interações e campos de conhecimento como física, matemática, programação e ainda proporciona o crescimento socioeducacional. Investimos nas pessoas, e elas encararam esse desafio de competição; o fato de termos resultados em níveis regional, nacional e internacional mostra que estamos no caminho certo e estou muito feliz por isso" , disse o prefeito Dr. Luiz Antonio.
"É um orgulho ver todos comprometidos e que, com apenas um ano e meio de projeto e duas turmas, já tivemos muitas conquistas. A primeira turma chegou até o nível internacional, tendo dois campeões no Torneio Juvenil de Robótica. E agora, com esta turma que teve início há quatro meses, já temos os primeiros resultados.", disse o secretário de Ciência e Tecnologia Osni Silva, completando que os alunos se preparam agora para a etapa regional da Olimpíadas Brasileira de Robótica, com início no próximo dia 10.
"Nunca tinha me imaginado nesse mundo da tecnologia e hoje penso em seguir carreira, fazer uma faculdade envolvendo robótica", destacou Roberta Marciele, aluna do 7º ano da E. M. Luiz Marinho Vidal. "No começo é difícil, pois ainda não temos costume com as peças e o funcionamento mas depois vamos nos habituando. E é muito importante que mais meninas entrem neste meio, quebrar os padrões, pois é para todos", completou Maria Eduarda, aluna do 9º ano do Ciep 477.