A Secretaria Municipal de Agricultura está disponibilizando a produtores rurais vacina contra febre aftosa até o final do mês. O produtor que já possui cadastro na Prefeitura - no Núcleo de Defesa Sanitária Animal - e tem até 130 animais, bovinos e bubalinos, em seu plantel deve procurar a secretaria para adquirir a vacina que deve ser realizada em todo gado nesta primeira dose. A segunda dose, em novembro, é para animais com até dois anos.
Segunda, 12 Mai 2014 09:09
Vacina contra febre aftosa é disponibilizada
A secretária de agricultura, Carla de Carli, esclarece que "a doação da vacina é feita para aproximadamente 330 produtores o que representa 87% dos produtores do município. Além da vacina contra febre aftosa é doada também, durante este mês, a vacina contra raiva em Herbívoros."
O Estado do Rio de Janeiro está livre do vírus e é importante que haja o engajamento dos produtores para que continue deste modo.
A doença
A febre aftosa é uma doença causada por vírus. É altamente contagiosa e pode ser transmitida através da baba do animal. Pode acontecer o contágio também de forma indireta. Ou seja, através de alimentos, ar, água e por humanos que tem contato com os animais. O animal apresenta sintomas como: febre alta e perda de apetite, baba, aftas na boca, gengiva ou língua e feridas nos cascos.