A história da nação Puri através dos ohos do povo indígena
Algumas escolas públicas de Piraí estão recebendo desde ontem (28) a visita de dois convidados muito especiais: Churiah Puri e Poena Puri vieram compartilhar um pouco da cultura e da história da etnia Puri, sobre a ótica indígena com os alunos e professores da rede municipal de educação.
Ontem eles estiveram nas escolas Presidente Castelo Branco - Santanésia, Manoel Alexandre de Lima – Ponte das Laranjeiras, Ciep 158 – Casa Amarela e Lúcio de Mendonça – Centro. Hoje pela manhã conversaram com os alunos das escolas Nova Esperança e Rosa Carelli da Costa - no Varjão e encerrarão sua visita ao município no Ciep 477, em Arrozal, a partir das 13 horas.
Churiah Puri, que também utiliza o nome de Aline Rochedo Pachamama, é professora, historiadora e escritora, explicou que a visita é uma ação que desenvolvem nas localidades onde existem remanescentes Puris, na tentativa de resgatar as origens, orgulho e a cultura para seus irmãos, muitas vezes ocultos em meio à sociedade, de forma a aproximá-los de suas famílias originárias.
“O povo Puri, no passado, para preservar sua cultura, adotou a estratégia de se dividir em pequenos núcleos e se deslocarem, evitando o contato com os europeus. Nesse processo vários desses grupos se desfizeram ou foram sendo absorvidos pela sociedade ocidental. O que buscamos é identificar e resgatar esses laços afetivos com nossos irmãos que, por qualquer motivo, se desligaram de nosso convívio”, explicou Churiah.
As visitas, também, representam uma oportunidade para divulgar o trabalho desenvolvido pela Editora Pachamama, que através de publicações bilíngues (nas línguas indígenas e no português), realizam o resgate e a valorização da cultura e tradições ancestrais do povos originários do Brasil.
Durante o encontro, além de conversar Churiah e Poena Puri, falaram um pouco sobre a língua, os laços do povo Puri com a natureza, cantaram e dançaram com os alunos.
Conheça a Editora Pachamama: pachamamaeditora.com