Promover a aproximação da população com a administração, fazendo com que o distrito se desenvolva de maneira própria e que dialogue com a gestão da cidade. Esse é o objetivo da Subprefeitura de Arrozal, que conta com uma nova coordenação e vem ampliando a gama de serviços prestados à população, funcionando até com um caráter de ouvidoria.
Desde março deste ano, a Subprefeitura tem desenvolvido um trabalho no sentido de sanar as principais demandas da comunidade, como a roçada e manutenção nas áreas rurais e o recolhimento de entulho constante em todo o distrito. Além disso, foi efetuada a troca da rede de esgoto de parte da Rua Manoel Teixeira Campos Jr. com a colocação de manilha 30cm, resolvendo definitivamente o transtorno que os moradores sofriam há anos de entupimento e retorno do dejeto para suas casas. E ainda a limpeza das margens do Rio Caximbau e Corrego Pau D'alho, desobstruindo o local evitando maiores danos em períodos de chuva.
Outra responsabilidade assumida é a iluminação pública de todo o distrito, com manutenção e colocação de braços de luz, desenvolvido de acordo com cronogramas estabelecidos. Mas, o papel da Subprefeitura vai além da execução de serviços - que é o básico a ser oferecido. O principal objetivo desta gestão é promover a interação com as comunidades e oferecer meios para que todos sejam responsáveis pelas mudanças necessárias. Por isso, a Subprefeitura abre o canal de diálogo e investe no propósito de se tornar cada vez mais acessível aos moradores.
Administrador Alexsandro Sena atende os moradores de Arrozal na sede da Subprefeitura localizada na Rua Amália Pereira Guimarães
Para o administrador local Alexsandro Sena, o único caminho para uma gestão eficiente é contar com a participação da comunidade. "Arrozal é um distrito grande com demandas variadas. Nosso trabalho agora será focado em reunir com os moradores de cada comunidade, buscar o trabalho em conjunto com a Associação de Moradores, e estudarmos projetos e parcerias que podem ser feitas". Sena destaca a autonomia em relação à Prefeitura, mas aliada ao diálogo, com autoridade para elencar e resolver as principais solicitações e, quando não for viável, repassá-las diretamente para as Secretarias Municipais responsáveis. "E as demandas serão propostas e analisadas por todos, avaliando a situação financeira e as prioridades. E também queremos contar com a população para forças-tarefa e até mesmo a manutenção depois de pronto, garantindo o benefício dos serviços a todos", destaca.