O Sistema Nacional de Emprego de Piraí – SINE Piraí – tem sido reconhecido regionalmente pelo serviço rápido e ágil. Prova disso é a crescente procura de pessoas de outros municípios em questões trabalhistas. Neste mês de janeiro, o destaque ficou por conta dos atendimentos a seguro desemprego. Dos 180 pedidos (até dia 27 do mesmo mês), quase 90% foram de moradores de outras cidades.
O coordenador do SINE Piraí, Rodrigo Barros, listou as principais procuras, podem vem de: Seropédica, Angra dos Reis, Pinheiral, Volta Redonda, Rio Claro, Paracambi e Rio de Janeiro.
Rodrigo expõe ainda que é uma satisfação poder contribuir com a população de outros municípios e atribui a demanda principalmente ao fato de que em Piraí não é necessário fazer o agendamento como em outras localidades vizinhas.
“O que escutamos aqui é que nos procuram pela eficiência no atendimento e o não agendamento. Chegando aqui, é só aguardar o atendimento e fazer o seguro. Além disso, oferecemos todos esclarecimentos que forem necessários. Em Piraí não temos muita demanda de seguro desemprego. O grande número de pedidos é atribuído a outros municípios. O que demonstra, também, um fator positivo para a cidade” concluiu.
Medida Provisória
A medida provisória nº 665 de 30 de dezembro de 2014, que deve entrar em vigor no início de março traz alterações para os trabalhadores. O coordenador do SINE, atenta para as mudanças.
- Para requerer o seguro desemprego, a pessoa tem que ter vínculo empregatício de 18 meses em um período de dois anos. Dentro deste intervalo, a última contribuição precisa ser de pelo menos seis meses seguidos. Ou seja, é preciso que em 24 meses, haja contribuição em 18 deles, sendo que os últimos seis meses precisam ser consecutivos.
- Para requerer pela segunda vez o benefício, é preciso que em um intervalo de 16 meses, 12 tenham sido de contribuição.
- No terceiro requerimento a necessidade de contribuição é de seis meses.
Rodrigo ressalta que ‘se a pessoa já pegou o seguro ou estiver recebendo na lei antiga, só pode requerer novamente depois de 1 ano e 4 meses a contar da data da última parcela recebida”.
Documentação
O trabalhador que precisar do serviço deve comparecer ao SINE, portando:
- Requerimento do Seguro Desemprego
- Termo de Rescisão do Contrato
- Cópia do Extrato do Saque do FGTS
- Carteira de Identidade
- CPF
- Carteira de Trabalho
Serviço
O SINE Piraí funciona das 8h30 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, e fica localizado à Rua Epitácio Campos, nº 156, no Centro de Apoio ao Trabalhador (antigo Centro Comercial), ao lado do Posto do DETRAN. Mais informações pelo telefone (24) 2431 3312.