A Secretaria Municipal de Agricultura de Piraí comemora a eficácia do Projeto de Castração de Cães e Gatos, que registrou o número 735 na última semana. A meta é alcançar o milésimo animal esterelizado neste ano.
Por que castrar meu animal?
A castração ou esterilização é um procedimento cirúrgico que torna o animal macho ou fêmea incapazes de se reproduzir. Animais castrados ficam menos propícios ao desenvolvimento de tumores e infecções nos órgãos do aparelhos reprodutores, e ainda de apresentar comportamentos muito agressivos.
Em Piraí, o Projeto de Castração de Cães e Gatos originou-se a partir de uma demanda da população, como destaca Renato Periard. "É um trabalho inicial para atendermos uma necessidade. É um pequeno passo para o Projeto que busca evoluir cada vez mais e um grande passo para o município, que não contava com nenhuma ação voltada para a área".
A iniciativa busca o controle da população de animais de rua e ainda atender cuidadores de animais que fazem voluntariamente o trabalho de resgate, abrigo e adoção de cães e gatos abandonados.
É o caso de Celso Leal, morador do Varjão, dono de um canil que abriga os cachorros de rua que já chegou a 41 animais, e hoje conta com 19. "È o sexto animal que eu trago para castrar e não vejo o profissionalismo que tem aqui em outros lugares que prestaram o mesmo serviço. Sempre recomendo o Projeto aqui pela limpeza e qualidade e também a sensibilidade e o amor ao lidar com nossos cachorros, valorizando a vida do animal", disse.
Como funciona?
De segunda a quinta-feira, a equipe composta por um veterinário e um auxiliar realizam as cirurgias no consultório localizado na sede da Secretaria. O processo é gratuito e segue um cronograma de agendamento mensal. O veterinário e chefe da divisão de tecnologia e inspeção, Renato Periard, explica que o método propicia o atendimento individual e humanizado, tanto que o Projeto não registra nenhum óbito. "Procuramos não fazer como linha de produção, agendamos um número ideal de atendimentos para realizarmos os procedimentos com qualidade, priorizando a vida do animal", afirma.
Ao final de cada mês, uma data é destinada ao agendamento para o mês seguinte, com vagas limitadas e por ordem de chegada. O proprietário recebe um ticket para levar o seu animal na data e hora marcadas. Aqueles que não conseguem vaga têm os telefones registrado para que, em caso de desistências no mês vigente, sejam contatados, o que não garante nenhum privilégio no próximo agendamento. É importante ressaltar que o processo de marcação é refeito todo mês para evitar desinteresses e faltas.
Em casos de dúvidas ou desistências, o número da Secretaria Municipal de Agricultura é 2431 2968.
Foto: Alexandre Teixeira