As secretarias de Saúde e de Meio Ambiente de Piraí realizarão na próxima semana (de 9 a 13) a “Semana D Limpeza” no bairro Asilo, com a finalidade de reduzir o volume de materiais inservíveis em espaços abertos e quintais nas residências, eliminando possíveis criadouros de do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O secretário de Meio Ambiente, Mário Amaro, informou que serão disponibilizadas caçambas durante a semana em pontos estratégicos para que os moradores coloquem o lixo e materiais resultantes da limpeza dos seus quintais.
- Vamos reforçar a limpeza nos espaços públicos do bairro, mas precisamos da colaboração da população na limpeza dos espaços privados. É importante a colaboração de todos para eliminarmos os criadouros do mosquito – explicou Mário Amaro.
No Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti – LIRAa, realizado em outubro passado, vistoriando 540 residências do Município nos bairros Centro, Asilo, Santa Tereza, Casa Amarela e Arrozal, o índice de infestação residencial ficou 1m 1,7%, colocando Piraí em estado de alerta contra uma nova epidemia para essas doenças.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a partir desta terça-feira (4), os técnicos da Vigilância Ambiental em Saúde começarão novo levantamento para determinar os índices atuais de infestação. O primeiro LIRAa de 2017 tem previsão de ser concluído até a próxima sexta-feira (6), verificando a existência de larvas do mosquito Aedes aegypti em cerca de 500 residências do Município.
O telefone da Vigilância Ambiental em Saúde de Piraí para denúncias de locais com acúmulo de lixo e com suspeita de possuir focos do mosquito é: (24) 2411 9319.