A Secretaria Municipal de Saúde promoveu um Matriciamento em Dermatologia para médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da Atenção Básica, nesta quarta-feira, 30. A dermatologista, formada na UFRJ, Maria Kátia Gomes, foi a especialista que trocou experiências com os profissionais da saúde do município. Além disso, oito moradores que tem o diagnóstico de doenças de pele foram atendidos e serviram como exemplo.
Segundo Camila Barros, coordenadora da atenção básica, “o matriciamento é uma estratégia de trabalho onde profissionais especialistas em determinadas áreas apoiam outros; compartilhando os conhecimentos e auxiliando no diagnóstico e tratamento de doenças”.
A cidade tem demonstrado demanda de doenças como hanseníase e câncer de pele. Os médicos da saúde da família atendem, avaliam, iniciam o tratamento e encaminham para o dermatologista. Disso vêm a importância de capacitação e aprimoramento.
Isabel Salvador, moradora do bairro Caiçara, há um ano e meio foi diagnosticada com hanseníase pela médica Maria Kátia em um matriciamento e voltou para ver, desta vez, nódulos que surgiram.
“Eu fui diagnosticada pela doutora Kátia e ela passou o tratamento numa oportunidade como esta. Me curei e estou ótima. Hoje volto porque tenho alguns nódulos que ela vai avaliar e diagnosticar com os outros profissionais. Ela é ótima. Estar aqui é uma excelente oportunidade. Estou muito satisfeita” conta Isabel.