A Secretaria Municipal de Saúde inicia hoje a vacinação contra HPV, para adolescentes do sexo feminino entre 11 e 13 anos de idade, na rotina de todas as Unidades de Saúde da Família do município de Piraí. A vacina agora faz parte do calendário básico.
O HPV é um vírus transmitido principalmente pelo contato sexual (95% dos casos). Existem mais de 150 tipos de HPV e a vacina protege contra os quatro principais tipos, causadores do câncer de colo de útero e de verrugas genitais.
Espera-se vacinar no mínimo 80% das adolescentes na faixa etária indicada. Aproximadamente 557 meninas.
Para que a adolescente fique protegida é necessário receber as três doses da vacina. A segunda dose deverá ocorrer seis meses após a primeira e a terceira, somente cinco anos após a primeira dose.
É importante ressaltar que mesmo estando vacinada, o uso de preservativos durante a relação sexual é fundamental, pois protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis como sífilis e HIV e outros tipos de HPV não contidos na vacina.
De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização de Piraí, Gisele Mota, o principal objetivo da vacinação é reduzir o número de casos e a mortalidade pelo câncer do colo do útero: “As equipes de saúde da família estão realizando orientações sobre a vacinação para alunos, responsáveis e professores nas escolas do município, com o intuito de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da vacinação”.
As Unidades de Saúde da Família estão abertas de segunda à sexta-feira, de 08 às 17h. Para se vacinar, basta comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua residência, portando a carteira de vacinação, mesmo sem o acompanhamento dos pais.