Os Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizaram hoje palestras explicativas sobre o combate aos mosquitos transmissores da dengue, zika e chikungunya, para 17 turmas do CIEP 477 - Professora Rosa da Conceição Guedes, no Distrito de Arrozal.
A chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Ana Cristina de Souza Braga explicou que o evento foi realizado em antecipação ao dia “D” de prevenção da dengue, zika e chikungunya estabelecido para amanhã (16) pela Secretaria Estadual de Saúde.
“Elegemos o público escolar como prioridade para este momento, por este motivo antecipamos o dia “D” por ser mais fácil a mobilização em dias de aula. Esse trabalho está sendo realizado no Ciep de Arrozal por se tratar da localidade onde foi encontrado o maior índice de criadouros do mosquito no Município”, destacou Ana Cristina.
O agente de combate às endemias, Jader Mariotti, disse que os alunos representam um público importante, pois além de “porem às mãos na massa” conseguem convencer seus pais e uma grande parcela da comunidade sobre as ações de prevenção à proliferação do mosquito.
“No último LIRAa - Levantamento de Índice Rápido para o Aedes, realizado em fevereiro, o índice de infestação do Distrito de Arrozal ficou em 7%, mais que o dobro do índice de alto risco (3%)”, explicou Jader.
O aluno Kauan Davi, 13 anos, estudante do 8º ano, disse que a palestra foi muito boa e ficou surpreso com o problema das piscinas nas casas de veraneio.
“A coisa é séria, mas muita gente não liga para o assunto, deixando copos plásticos, garrafas e outros objetos acumulando água nos quintais e servindo de criadouro pro mosquito. É muito triste ver que, pelo descaso, o mosquito está ganhando essa parada”, afirmou Kauan.
Foram realizadas 6 palestras com a participação total de mais de 300 alunos.