A divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Piraí alerta a sociedade para o risco do aumento da proliferação do mosquito transmissor da dengue, do Zika e do Chikungunya, decorrentes da chegada do período de calor e das chuvas.
No último LIRAa - Levantamento de Índice Rápido para o Aedes, realizado no período de 3 a 7 de Outubro, o Município de Piraí ficou classificado com o risco médio de infestação do Aedes aegypti, o que coloca todo o município em alerta para os riscos das doenças transmitidas pelo mosquito.
- É preciso que todos redobrem sua atenção nesse período para qualquer objeto que possa reter água parada e possa servir como criadouro para o mosquito. Se cada um de nós pararmos 10 minutos por semana para olharmos os quintais, caixas d’água, vasos de plantas e outros recipientes poderemos diminuir os riscos para essas doenças – explicou a chefe da divisão de Vigilância em Saúde, Ana Cristina de Souza Braga.
Ana Cristina ressaltou que as ações de controle contra a proliferação do mosquito por parte do Município, da Secretaria de Estado e do Ministério da Saúde continuam sendo realizadas independente do período do ano, mas que sem o apoio e vigilância constate da população não há como evitar que esses vetores se multipliquem.
- Todos nós, profissionais de saúde e população, somos agentes fundamentais no combate à Dengue, ao Chikungunya e ao Zika. Se cada um de nós não fizermos nossa parte seremos os responsáveis diretos pelas crianças com a síndrome da Zika que nascem com microcefalia – destacou Ana Cristina.