A equipe da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Piraí está produzindo protetores faciais (Face Shields) para serem utilizados por profissionais da saúde no combate à pandemia de coronavírus no município de Piraí. Os protetores são feitos por impressoras 3D, no Centro de Inovação Tecnológica, localizado no bairro da Casa Amarela. A equipe da secretaria consegue produzir de 8 a 10 protetores por dia. As primeiras unidades foram entregues na manhã desta quinta-feira (3), a equipe de enfermagem do Hospital Flávio Leal.
“É a nossa função ajudar. É uma satisfação muito grande estar atuando em um projeto que vai beneficiar funcionários públicos que atuam na área da saúde. A nossa ideia é contribuir para que eles possam evitar de ser contaminados pela covid-19. O protetor facial vai evitar que o vírus chegue perto do rosto”, conta o professor Leonardo Rosa, coordenador do Centro de Inovação Tecnologia.
De acordo com Leonardo, o protetor facial não será exclusivo para os profissionais da saúde, mas também para os servidores da funerária e os garis.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Osni Silva, lembrou que o material que está sendo produzido os protetores faciais faz parte do Projeto de Robótica da prefeitura.
“Esse material é utilizado pelos nossos alunos da robótica para fazer as peças dos robôs. E agora está sendo para uma finalidade muito importante, produzindo um equipamento de segurança para os nossos profissionais da saúde nessa pandemia de covid-19”, explica Osni.
O trabalho desenvolvido no Centro de Inovação Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Piraí é baseado no projeto da Cults3D.