Dentre os programas da Secretaria de Agricultura, a inseminação artificial bovina se destaca. Desde a implantação da técnica, em novembro de 2013, 1.629 inseminações foram realizadas. Mas o foco da secretária Carla de Carli e sua equipe não são os números. Piraí é referência devido à assistência aos produtores, pois os tratos com os animais passam pela alimentação, sanidade e reprodução. Atualmente, 50 produtores do município são atendidos pelos veterinários e técnicos periodicamente.
Até hoje, 390 bezerros nasceram com a implantação da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). É válido ressaltar que desses bezerros, 211 são fêmeas, ou seja, um bom resultado para os produtores. Além disso, o índice está 48,93% para inseminação, superando a expectativa de 40%. Para ser atendido, o produtor tem como contrapartida a apresentação dos exames de brucelose e tuberculose dos animais, como comprovação da sanidade do rebanho. Em 2015, foram aplicadas 618 vacinas contra brucelose no município.
De acordo com o veterinário que acompanha o projeto, Renato Luiz Silva Guedes, especialista em produção e reprodução bovina, no início foi difícil fazer com que os produtores aceitassem a intervenção da equipe. Mas, hoje em dia, veterinários e técnicos como o inseminador Laudair Severino dos Santos, são muito bem recebidos.
“A partir do momento que você marca com o produtor às 8 horas e chega lá pontualmente, por exemplo, e quando ele vê que está havendo resultado positivo para ele, já sente a diferença e nós ganhamos confiança e credibilidade. O nosso trabalho é contínuo e temos esse compromisso. Mas também contamos com a colaboração do produtor de fazer a sua parte”, ressaltou Renato.
A secretária, Carla de Carli, explica que o diferencial da prática realizada em Piraí é pela preocupação com a qualidade de vida do produtor, que já deu resultado e vai muito além de estatística.
O programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo é disponível a todo produtor com até 130 animais saudáveis no rebanho e que desejam aumentar a produtividade, além do melhoramento genético. Os interessados devem ir à Secretaria de Agricultura com exames de brucelose e tuberculose dos animais atualizados.
Serviço
Programa Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF)
Secretaria de Agricultura
Endereço: Avenida Guadalajara, nº 125, Centro.
Telefone: (24) 2431-2968
Animais nascidos no programa recebem a identificação 'GP' - Genética Piraí
Novilhas nascidas no programa, aptas a serem inseminadas