No dia 10 de janeiro, sexta-feira, foi concluído, na praça da Preguiça, no centro, com uma feira orgânica de hortaliças, o curso Produtor de Olerículas, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar e com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.
Iniciado em setembro, com 200 horas de carga horária, divididas em oito módulos, atendeu a 22 produtores rurais de diversas localidades do município, com técnicas de cultivo, produção de adubo e empreendedorismo, capacitando tanto para o plantio quanto para a venda e distribuição.
Segundo a secretária de Agricultura Carla de Carli, além do conhecimento técnico, o curso serviu para integrar os produtores da região e facilitar a troca de experiências, permitindo a cooperação para o desenvolvimento conjunto.
“Vejo que o que esses alunos aprenderam não foi só o conteúdo das aulas, que é importante sim, mas algo mais. A capacidade de organização que eles adquiriram aqui, além da amizade e o entrosamento poderão gerar frutos em pouco tempo”, garante a secretária.
A aluna Luciane de Fátima Ramos, produtora de hortaliças, conta que a parte de empreendedorismo foi fundamental para expandir os conhecimentos e percepções do mercado.
“Foi ótimo. Com relação ao conhecimento sobre o plantio e os cuidados com cada cultura já tínhamos certa noção, por estar trabalhando com isso há algum tempo. Mas essa parte de vendas e de empreendedorismo tem sido uma experiência incrível. Aprendemos muita coisa, e com certeza levaremos em frente”, afirma a produtora.
O instrutor Mozard Valle Neto compartilha da mesma visão de importância: “A comercialização é primordial para qualquer produção agrícola. Saber produzir não é saber vender”, explica Mozard.
Adriano Versonese, também produtor do município, entusiasmado fala que o curso ensinou-o a ousar e planejar.
“Quando se consegue criar uma estratégia, é possível alcançar mais sucesso no mercado. Paramos para avaliar o que era possível dar certo ou não. Não tivemos e não teremos mais medo de experimentar novos negócios daqui pra frente. Além disso, o trabalho em grupo foi maravilhoso e nos ensinou muito”, relata Adriano.