No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Nesta data são realizadas ações em diversos países com o objetivo de disseminar informações e conscientizar sobre prevenção, atenção e tratamento do HIV, além de promover discussões e avanços sobre o tema.
Uma das ideias que a data busca promover é o sentimento de solidariedade entre os infectados pelo vírus, além do combate ao preconceito. De fato, por falta de informação, muitas pessoas acabam sendo discriminadas. Daí a importância de se compartilhar informações corretas, que busquem derrubar mitos sobre a doença.
Com a proposta de diagnosticar e tratar precocemente os casos, o município de Piraí realizará o Fique Sabendo, um dia dedicado a realização de testes rápidos para o diagnóstico de HIV.
O Fique Sabendo srá realizado no dia 12 de dezembro, de 08 às 16h, nas Unidades de Saúde da Família e, oferecerá aos usuários, testagem rápida para HIV e outras Infecções sexualmente transmissíveis como Sífilis, Hepatites B e C. Os usuários que não conseguirem realizar o exame no Fique Sabendo, poderão procurar as unidades de saúde em outros dias da semana pois, os testes rápidos já estão disponíveis na rotina da unidade.
AIDS
A Aids, sigla em inglês para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença do sistema imunológico humano resultante da infecção pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).
A Aids se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema imunológico do corpo, com o organismo mais vulnerável ao aparecimento de doenças oportunistas que vão de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, ainda assim, podem transmitir o vírus a outras pessoas.
Há alguns anos, receber o diagnóstico de AIDS era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida, seguindo orientações médicas e tomando os medicamentos indicados. Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa.
Dados de 2016, do Ministério da Saúde, apontam que mais de 800 mil pessoas vivam com HIV/Aids no Brasil. O alarmante é que, desse total, 112 mil desconhecem ter o vírus.
Atualmente, todas as unidades de saúde do município de Piraí oferecem exames laboratoriais, orientações a pacientes suspeitos de terem contraído a doença e distribuição de preservativos masculinos.
Faça o teste!