A Secretaria de Saúde de Piraí deu mais um passo na tecnologia. Agora todas Unidades de Saúde estão funcionando com prontuários eletrônicos. Foi implantado o programa do Governo Federal “e-SUS AB” que visa reestruturar as informações da Atenção Básica e qualificar a gestão. Portanto, cada consulta realizada pelo munícipe em sua Unidade está sendo registrada online e os profissionais da área têm acesso aos dados que poderão ser acompanhados por: médicos, enfermeiros e gestores de qualquer Unidade do município.
Desde 2014 o sistema funcionava para atendimentos da Atenção Domiciliar
Todas Unidades de Saúde foram reformadas e a estrutura tecnológica de computadores e rede possibilitou a implantação do projeto (veja as de Arrozal, Jaqueira e Cacaria)
Rosane de Souza, que trabalha no apoio técnico do Sistema da Atenção Básica, destaca que o programa do Ministério é voltado para atender as Unidades Básicas de Saúde. No entanto, Piraí já está trabalhando para que a integração chegue ao Centro de Especialidades.
“O sistema proposto pelo Ministério abrange vários cenários e hoje estamos no mais avançado deles. Poucas cidades do Brasil possuem as informações online como nós possuímos. E pretendemos avançar ainda mais, trazendo esses dados para o Centro de Especialidades.” complementa.
Na ficha de cada paciente que é atendido a partir de agora consta seu histórico, atestados, encaminhamentos, dados sobre o pré-natal e diversas outras informações que podem agilizar e facilitar o acompanhamento do paciente.