As Secretarias de Saúde e de Educação promoveram na quarta-feira (13) uma mobilização para conscientização sobre o dia do autismo. A celebração na Praça Manoel Alexandre de Lima contou com a participação da comunidade e profissionais da área de inclusão e saúde.
Segundo a representante da educação inclusiva, Aline Pinheiro, Piraí possui atualmente nove alunos autistas matriculados na rede de ensino e todos possuem mediadora educacional.
“Piraí foi um dos municípios pioneiros na implantação da lei que determina um mediador por aluno com necessidade especial. Esse é um direito da criança e percebemos o avanço delas por conta disso. Esse trabalho ajuda na convivência e no desenvolvimento durante o processo de ensino e aprendizagem. Quanto maior o estímulo que eles recebem na escola, dos professores e da família, melhor é a socialização” complementa.
A coordenadora da saúde mental, Fátima Souza, assegura que a mobilização reforça o compromisso dos servidores da saúde e da educação, bem como da comunidade, a estimular o assunto e o conhecimento acerca do tema.
“Sabemos que ainda há pouca informação sobre o autismo. Pouca informação gera preconceito. Esse preconceito inviabiliza alguns avanços. Contra isso é que lutamos” conclui.