A Secretaria de Saúde promoveu uma audiência pública para divulgar o relatório resultado da execução orçamentária e financeira sobre as condições de saúde e da qualidade dos serviços de saúde referente ao 1º quadrimestre de 2018. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Piraí na tarde desta quarta-feira (30).
Representantes apresentaram para a população as planilhas com as metas e os índices alcançados, bem como receita, transferências, despesas percentuais de investimentos e serviços prestados à comunidade nos setores de Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Gestão do Sus, e também do Hospital Flávio Leal.
"É muito importante que essas audiências e outros tipos de encontros contem com uma participação maior da população, é preciso que as pessoas se apoderem do que é público para participar ativamente e que conheçam e entendam os processos para construir suas críticas e sugestões", disse a secretária da Saúde Maria da Conceição de Souza Rocha.
Outra questão explicitada foi em que ponto se encontra o processo de aquisição de remédios. A secretária explicou que já houve a licitação e que, dos 437 ítens apresentados como objeto de compra, 170 não foram cotados, ou seja, não houve empresas interessadas na venda. O contrato com as empresas ganhadoras do processo licitatório dos demais ítens deveria ter sido assinado nos últimos dias, contudo os responsáveis alegaram dificuldades devido à paralisação dos caminhoneiros em todo o país nesta semana. Sendo assim, o prazo foi estabelecido para a próxima segunda-feira (4), tendo 20 dias de prazo a partir da assinatura para o envio dos medicamentos; os 170 ítens faltantes serão licitados novamente. O processo muitas vezes também apresenta complexidades como as preferências da próprias empresas de acordo com a indústria farmacêutica e, ainda que esteja nos conformes da lei, prevê desistência por parte delas.