Os idosos assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Piraí tiveram uma tarde especial na última terça-feira (28). Um encontro de gerações reuniu os usuários, familiares e profissionais da unidade, com jogos e brincadeiras, café da tarde e ainda apresentação das atividades desenvolvidas ao longo do ano.
A linha de atendimento ao idoso do Cras conta com 80 assistidos que participam das reuniões e atividades. De acordo com a Coordenadora do Cras de Piraí Ana Paula Nunes de Sousa Pinheiro, essas atividades têm o objetivo de promover a autonomia do idoso. "Buscamos sempre trabalhar o protagonismo do idoso em suas vidas, a autonomia nas atividades diárias. E este ano, uma maneira de trabalhar com isso foi o resgate das memórias".
A psicóloga Fernanda Machado e a assistente social da unidade Cláudia Rodrigues explicaram que a linha de trabalho busca fortalecer os vínculos nas pessoas, sob o tema "É tempo de viver". Dentro das lei que regulamentam o Serviço de Convivência que estabelecem algumas diretrizes para abordagens de trabalho, a mais enfatizada foi a do resgate da memória. O processo começou com uma dinâmica baseada em um poema da Cora Coralina, a partir daí surgiram diversas questões da infância, que culminou no resgate das memórias afetivas, e foram trabalhadas pelas profissionais resultando nos produtos finais apresentados no encontro: a "Colcha de Retalhos da Nossa Memória" e o livreto "Coletânia de Memórias".
Os familiares também puderam conferir os trabalhos e ainda participar das dinâmicas com a temática memória. Mariza da Costa Zanelato, moradora do Country Club, destaca como as atividades mudaram seu estilo de vida "É sempre bom juntar com as amigas e foi muito bom fazer a pintura do tecido para a Colcha de Retalhos. Depois que eu vim para cá mudou tudo, às vezes eu ficava meio depressiva mas entrei no Cras e mudou tudo, as profissionais são excelentes!", destacou.