Está quase tudo pronto para a apresentação dos projetos de robótica, dos alunos das escolas municipais, Luiz Marinho Vidal, Ciep 477 e Rosa Carelli. Os projetos serão apresentados na segunda-feira (13), a partir das 8 horas, na Escola Municipal Lúcio de Mendonça, na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
O projeto de robótica e arduíno – plataforma eletrônica- trabalhado nas escolas, tem como objetivo ensinar na prática os conteúdos didáticos utilizando o robô.
O professor de matemática, Marco Aurélio, viu uma oportunidade de aplicar questões trabalhadas em sala de aula.
“Pegamos as matérias ensinadas no 3º bimestre e inserimos no projeto de robótica, em matemática estamos trabalhando localização de pontos em um plano, a distância entre esses pontos e cálculo de distância pelo diâmetro da roda projetada pelo RoboLego. O mais interessante é que os alunos estão fixando os conteúdos teóricos que eles aprenderam, só que agora na prática,” explica o professor.
Josiane Adauto Domingos, aluna do 9º ano, da escola Luiz Marinho Vidal, também se mostrou empolgada com o que aprendeu com o projeto.
"A robótica é bem legal, pois estimula mais nosso aprendizado de matemática e ciências. Foi um forma diferente de entender melhor essas matérias, e fazer este carro robo da Lego andar foi muito interessante," afirma a aluna.
O projeto de robótica abrange alunos do 6º ao 9º ano, e estas três escola fazem parte de um projeto piloto, que já vendo sendo estudado para ser implantado em todas as escolas que possuem turma do 6º ao 9º ano.