O Concurso Gastronômico do 13º Piraí Fest aconteceu de forma diferente das outras edições. Este ano, ao invés de trazer os restaurantes para a praça, foram os jurados que visitaram os estabelecimentos participantes. Outra novidade importante foi a inclusão da categoria Tira Gosto.
Para a chef Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca, a nova proposta de visitar os estabelecimentos foi primordial para o aprimoramento do concurso, permitindo uma avaliação mais completa dos pratos a partir da personalidade de seus chefs e do ambiente onde foram concebidos.
“Na minha opinião o concurso melhorou muito. Conhecemos o local onde os concorrentes trabalham, sem qualquer frescura ou requinte exagerados. Isso é importante também para valorizar os estabelecimentos e o pequeno empresário que aposta na gastronomia como um bom negócio”, explicou Kátia Barbosa.
A maratona começou às 11 horas do sábado, com a visita aos 12 estabelecimentos inscritos com suas 15 receitas diferentes. Às 21 horas do mesmo dia, na Praça da Preguiça, foram anunciados os vencedores.
Categoria Tira Gosto: 1º Posto Refúgio com seu Pastel de Tilápia com molho Chille; 2º Rei do Torresmo, com o seu delicioso Torresmo; e, em 3º o Bardo do Careca, com o tira gosto Jiló recheado.
Categoria Entrada: 1º Reserva Aroeira, com o prato Ninho de Tilápia; 2º Trattoria do Valle com o Carrello de Tilápia.
Categoria Prato Principal: 1º Bistrô Casa Antiga, com o prato Tilápia em crosta de macadâmia e talharim de pupunha e camarão; 2º Restaurante Genipapo, com Filé de tilápia Defumada com Purê de Macadâmia e Arroz ao Pesto; 3º Bistrô Manequinho, com Tilápia Raizes.
Categoria Sobremesa: 1º Torteria da Adriana, com Verrine moça de macadâmia; 2º Posto Refúgio, com o Pastel de Creme de Macadâmia com Banana Flambada e Praline de Macadâmia ; 3º Bistrô Manequinho, com a Torta Mousse Romeu e Julieta.
José Osório, proprietário e chef juntamente com sua esposa Angélica São Thiago, do Bistrô Casa Antiga, estreante no concurso e já conquistando o 1º lugar na categoria Prato Principal, disse que a realização do concurso dentro do seu próprio estabelecimento, foi fundamental para a decisão de se inscrever.
“O concurso, como era realizado nos anos anteriores, dificultava muito a nossa participação. O deslocamento de toda a estrutura para atender ao público e ao júri com a mesma qualidade que oferecemos no nosso restaurante é muito difícil e oneroso”, afirmou José Osório.
Para Osório o segredo do sucesso da sua criação se baseia na simplicidade com qualidade, explicando que é um chef autodidata e que busca sempre, em viagens, cursos e visitas à outras localidades algo novo que possa adaptar e auxiliar na melhoria da qualidade daquilo que oferece a seus clientes.
Ricardo Lapeyre, chef do Restaurante Laguiole, no Rio de Janeiro, primeira vez participando como convidado no Piraí Fest, disse estar muito impressionado com a criatividade dos chefs locais.
“São locais muito simples, mas que conseguem atingir uma qualidade e diversidade de sabores muito grande, explorando os produtos tradicionais da terra: a tilápia e a macadâmia. Estou muito feliz e impressionado e acho que o Piraí Fest tem tudo para continuar crescendo e se afirmando como um dos eventos gastronômicos mais importantes do Estado do Rio de Janeiro”, completa Ricardo Lapeyre.